Pela Estrada Real
Fruto da aventura bandeirante pelo interior brasileiro, o ouro de Minas Gerais constituiu o recurso necessário à proliferação da arquitetura barroca erigida no litoral do Brasil, no século XVIII, cuja história se inicia na Rota de Parati, porto de saída do ouro de Minas Gerais para Portugal. A formação de uma cultura luso-brasileira da qual o Barroco é expressão e Património da Humanidade e que nos conduz, neste episódio, pela antiga Estrada Real que ligava o Rio de Janeiro às cidades do ouro do Estado de Minas Gerais, destacando os edifícios civis e religiosos de estilo barroco que se encontram ao longo do percurso, bem como ao Museu das Reduções da família Vilhena, na cidade de Amarantina.
Resumo Analítico
Reinaldo Varela introduz tema do programa. Rio de Janeiro, vista da cidade e baía de Guanabara; torre de igreja reflectida na superfície de água; igreja e estátua; "bonde" atravessa antigo aqueduto conhecido como Arcos da Lapa com igreja de Nossa Senhora da Lapa ao fundo; fachada do convento de Santa Teresa; interior de igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, altar de Santo Inácio de Loyola; fachada de convento de Santo António e do Mosteiro de São Bento; altar-mor da igreja deste mosteiro; retábulo do altar-mor, de estilo barroco. Porto da Estrela, homem navega em piroga; rio e campos; ruínas de edifícios. Vista da cidade de Paraty, com destaque para a igreja de Santa Rita e para casario; barco com populares; torre de igreja reflectida na superfície de água; traseiras de igreja de Santa Rita e mar; casas junto a esta igreja; montanhas e mar; céu ao entardecer com nuvens. Santa Cruz, ovelhas pastam junto de açude; decoração barroca desta construção. Porto da Estrela, ruínas de edifícios; pardais poisam em cruz; montanhas; troço de estrada real em floresta; imagens de arquivo de filme "Os Bandeirantes". Ouro Branco, população em praça da cidade; fachada de igreja Matriz de Santo António; porta principal deste templo; edifícios desta cidade; placa indicativa de estrada real; travelling por estrada; ponte sobre ribeiro; homens a cavalo atravessam ponte; automóveis circulam em estrada de terra batida junto a manada de bois; campos e montanhas; rio; fachada de igreja de Santo António de Itatiaia; populares e casa em ruínas; vegetação em telhado de edifício; troço de estrada real; pinheiro. Amarantina, vista da cidade; igreja Matriz de São Gonçalo; crianças sobem ladeira com bicicleta e aquele templo ao fundo; populares conversam em rua; interior de casa; maqueta de telhado de casa; miniaturas de casas barrocas. Ennio Vilhena, miniaturista, modela telhas em miniatura. Evangelina Vilhena vê fotografias em álbum. Sílvia Vilhena monta miniatura de Casa de Câmara e Cadeia da cidade de Mariana. Amarantina, edifício de Museu das Reduções; interior deste museu e miniaturas de edificações barrocas aí reproduzidas; antiga Casa Paroquial; miniatura deste edifício. Cidade de Ouro Preto, ponte e Casa dos Contos; fachada principal desta casa. Cidade Amarantina, igreja de São Gonçalo e casario; cavalhada (tradicional procissão a cavalo) nas ruas da cidade; popular; cabeças de cavalos enfeitadas para essa festa.