Pedras de Cambaia – Parte I

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Primeira parte do documentário apresentado por Paulo Varela Gomes sobre Cambaia, as antigas civilizações que povoaram a India, os seus credos e a chegada dos portugueses àquela região do continente asiático no século XVI.

  • Nome do Programa: PEDRAS DE CAMBAIA
  • Nome da série: O MUNDO DE CÁ
  • Locais: Índia, Sintra, Lisboa
  • Personalidades: Paulo Varela Gomes
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Camilo de Azevedo e Paulo Varela Gomes Apresentação: Paulo Varela Gomes Genérico: Camilo de Azevedo, Nicolau Tudela e Pedro Santos Produção: Radiotelevisão Portuguesa em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses Realização: Camilo Azevedo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Início com gravura do mapa do mundo; vistas e paisagens verdejantes da India, em simultâneo, em voz off, relatam-se factos da História da India e das suas civilizações; 01h04m07: Paulo Gomes Varela no topo de um penhasco faz a introdução ao programa; planos da cidade de Badami, no planalto do Decão, com movimento de rua, autocarro cruza-se com carroças puxadas por burros; vacas passeiam-se nas ruas da cidade; homem lavra a terra com um arado puxado por dois bovinos; crianças carregam lenha à cabeça, em voz off, explica-se religião hindu; movimento de rua, homens enchem sacas de cereais e pesam-nas numa balança; 01h06m56: Planos da Rocha Vermelha no topo da qual o povo chalukia esculpiu templos hindus; apresentador num templo hindu dedicado a Shiva explica a essência deste deus hindu; destaque para os pormenores esculpidos nas paredes do templo que representam Shiva a dançar; 01h08m11: Interior do templo com realce para os pormenores dos relevos esculpidos nas paredes e nas arqui-traves; o apresentador dentro do templo explica o que é o "lingam"; 01h10m00: Plano de arcadas do templo com a estátua de Vishnu; pormenores dos relevos nas paredes do templo; de seguida fachada de templo hindu escavado na rocha; 01h12m59: Grande plano das habitações da cidade de Badami a partir do penhasco que a rodeia, em simultâneo, explicação da religião hindu e a sua relação com a natureza, com o universo e o seu equilíbrio; planos próximos de macacos nas rochas; 01h14m35: Planos próximos e planos afastados de mulheres nativas a lavarem roupa, a baterem com os tecidos nas rochas e a lavarem loiças no rio, seguidos de grande plano do penhasco, donde se destacam os templos chalukias; templo no meio de um lago; 01h15m34: Grande plano do rio que banha a cidade de Badami; 01h16m29: Pôr-do-sol sobre as águas de um rio; Palácio da Pena rodeado de nevoeiro; serra de Sintra; Quinta da Penha Verde com destaque para uma pedra do século XIII proveniente de Cambaia e cuja História o apresentador relata; 01h20m36: Grande plano da serra de Sintra com o Castelo Mouro altaneiro; 01h21m19: Desenho de santuário romano, seguido de santuário em homenagem ao sol e à lua em Sintra, denominado Santuário de S. Mamede de Janas, onde o apresentador explica a simbologia deste monumento e as suas ligações à India, baseado nas pedras negras de Cambaia; 01h22m41: Convento do Carmo, em Lisboa onde o apresnetador destaca uma pedra indiana de Cambaia, cuja razão de existência naquele local se desconhece; 01h23m57: Barco com pessoas ancorado junto às escadas do próprio ancoradouro da península de Bombaim; planos próximos de rostos de indianos no seu quotidiano; homem que cozinha milho na rua; homem que fuma um cigarro; mercadores; grande plano de edifícios junto à margem do rio; 1h25m30: Planos de paisagens da ilha Elefanta no qual se destaca o templo de Shiva esculpido na rocha; exterior e interior do templo, em voz off, relato da história deste monumento; destaque para os pormenores do interior, enquanto o apresentador explica estes vestígios da religião hindu; 01h28m45: Negro 01h29m00: Exterior de santuário budista nas grutas de Caneri na região de Bombaim e interior do Pagode de Canará, de seguida planos de mulheres indianas que puxam água do fundo de uma cisterna com latas e bidons e despejam a água num alguidar; pormenores do templo budista, em voz off, relato da implementação do cristianismo na região de Bombaim a partir de 1500, pelos portugueses; apresnetador fala dos padres franciscanos portugueses que se instalaram no santuário de Caneri; 01h33m58: Gruta maior de Caneri onde os padres franciscanos instalaram uma igreja dedicada a S. Miguel, em simultâneo, o apresentador comenta o ecletismo dos templos na India e explica a teoria de que os indianos antes do hinduísmo e do budismo haviam professado a fé católica através de S. Tomé que ali viveu; 01h36m36: Barco navega no rio da Costa Sul de Malabar; indianos controlam e manuseiam instrumentos artesanais de pesca, alternado com planos próximos destes instrumentos nas margens do rio, bordejadas pelas abundantes palmeiras; 01h39m52: Vistas de Valiabali onde se encontra o santuário com o mesmo nome e onde existe um relicário com um osso de S. Tomé (plano próximo); aldeia, pontes e pequenas embarcações, enquanto o apresentador relata algumas das lendas sobre S. Tomé e de como morreu por estas paragens; 01h43m03: Embarcação motorizada a navegar no rio; ferry-boat navega no rio; ponte; cargueiro ancorado no porto de Malabar, em simultâneo, em voz off, fala-se da evolução e desenvolvimento da India desde a chegada dos europeus; 01h45m25: Embarcação chega ao porto de Cochim e os passageiros saltam para a margem; pessoas entram para embarcação; gravura que retrata Cochim; vestigíos da confluência entre a arte protuguesa do reinado de D. Manuel I e a arte indiana que o apresentador releva e explica; indianos trabalham num armazém de sisal; 01h48m36: Homens indianos manuseiam redes de pesca através de mecanismo artesanal.

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