Paço Ducal de Vila Viçosa

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Programa cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado ao Palácio Ducal de Vila Viçosa, casa-mãe dos Duques de Bragança e onde o Rei D. Carlos dormiu na sua última noite, antes de ser assassinado em Lisboa, com destaque para os retratos de Domenico Duprà que forram o teto da Sala dos Tudescos como nos explica o convidado António Filipe Pimentel, Historiador de Arte.

  • Nome do Programa: Paço Ducal de Vila Viçosa
  • Nome da série: Visita Guiada III
  • Locais: Portugal, Vila Viçosa
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, António Filipe Pimentel, Maria de Jesus Monge
  • Temas: Artes e Cultura, História, Política
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paula Moura Pinheiro. Produção: Sara Oliveira.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Vistas aéreas do Paço Ducal de Vila Viçosa e área circundante, exterior do palácio e da estátua equestre de D. João V, interiores com destaque para os retratos dos Bragança, Paula Moura Pinheiro comenta a temática do programa. Grafismo com globo terrestre com destaque para o território de Portugal com a vila de Vila Viçosa assinalada, vistas desta vila alentejana, monumentos como Castelo, Porta do Nós, a Porta do Nó, antiga porta de entrada na vila, exterior do Palácio Ducal de Vila Viçosa, o seu interior, escadaria principal, interior da Sala dos Duques ou dos Tudescos, salão nobre e a maior do paço, com teto decorado com caixotões representando os 18 duques até D. José I e os pais do 1º Duque e Duquesa por Domenico Duprà. Comentários de António Filipe Pimentel sobre estes retratos encomendados por D. João V e sobre o episódio histórico da troca das princesas, imagens com os retratos a óleo de D. Mariana Vitória, Infanta de Espanha, e D. Maria Bárbara, Infanta de Portugal, de D. José, Infante de Portugal, e Príncipe do Brasil, que casa com a espanhola, e de D. Fernando, Infante de Espanha e Príncipe das Astúrias, que desposa a Infanta portuguesa, vista das pinturas do teto dos Duques de Bragança, retratos da Infanta D. Maria Bárbara, 15ª Duquesa de Bragança (1711-1758) e Rainha de Espanha por casamento com Fernando VI, e de seu irmão D. José I, 17º Duque de Bragança e Rei de Portugal (1714-1777), retratos a óleo dos Infantes D. Maria Bárbara e seu irmão D. Pedro, 16º Duque de Bragança (1712-1714), filhos de D. João V, e de D. José I, patentes na Sala dos Tudescos, de D. João I, Rei de Portugal (1357-1433), de D. Nuno Álvares Pereira, o Condestável (1360-1431), de D. Afonso e D. Beatriz Alvim, 1º Duque de Bragança (1377-1461) e sua mulher, de D. Fernando I, 2º Duque de Bragança (1403-1478), D. Fernando II, 3º Duque de Bragança (1430-1483), D. Jaime I, 4º Duque de Bragança (1479-1532), e D. Teodósio I de Bragança, 5º Duque de Bragança (1505-1563), ilustração do episódio histórico da Troca das Princesas, após demorada preparação realizou-se a 19 de Janeiro de 1729, troca feita no Rio Caia, que faz fronteira entre Elvas no Alentejo com a cerimónia a fazer-se literalmente a meio do rio, numa grande ponte-palácio de madeira ricamente decorada e construída para a ocasião, com vários pavilhões. Retrato a óleo de D. João V, 14º Duque de Bragança e Rei de Portugal (1689-1750), destaque para os painéis pintados no teto, painéis com retratos de D. João I, Rei de Portugal (1357-1433), de D. Nuno Álvares Pereira, de D. Afonso e D. Beatriz Alvim, de D. Fernando I, D. Fernando II, D. Jaime I, D. Teodósio I, D. João I, 6º Duque de Bragança (1543-1583), D. Teodósio II, 7º Duque de Bragança (1568-1630), D. João V, 8º Duque de Bragança e Rei de Portugal (1604-1656), Príncipe D. Teodósio, 9º Duque de Bragança (1634-1683), filho de D. João IV, D. Afonso VI, 10º Duque de Bragança e Rei de Portugal (1643-1683), D. Pedro II, 11º Duque de Bragança e Rei de Portugal (1648-1706), Princesa D. Isabel Josefa, 12º Duquesa de Bragança (1669-1690), filha de D. Pedro II, Infante D. João, 13º Duque de Bragança (n. e m. em 1688), filho de D. Pedro II, D. João V, 14º Duque de Bragança e Rei de Portugal (1684-1750), Infantes D. Maria Bárbara, 15ª Duquesa de Bragança e Rainha de Espanha, e D. Pedro, 16º Duque de Bragança, filhos de D. João V, e D. José I, 17º Duque de Bragança e Rei de Portugal (1714-1777). Imagens dos retratos de D. João I, Rei de Portugal (1357-1433) e de D. Nuno Álvares Pereira (1360-1431), os percursores da Casa de Bragança, retratos de D. Luís XIV de França, Rei Sol (1638-1715), de D. João V (1689-1750), exemplos de como se mandava fazer arte como marketing político de apologia do Estado e das figuras reais, imagens de um Flabelo ou leque (1786-1808), da Custódia, de António Arrighi (1704-1761?), depois de 1733, ilustração da Vista de Lisboa antes do Terramoto de 1755, de autor desconhecido, finais do século XVII, e do Modelo para a Capela de São João Batista, de Giuseppe Palms, Giuseppe Fochetti, Giuseppe Voyet e Genaro Nicoletti, Roma, 1744-1747, retrato de D. João V na Biblioteca da Universidade de Coimbra, dois desenhos de D. Maria Bárbara e de D. João V no Palácio Ducal de Vila Viçosa, para além de outros quadros isolados, são alguns dos exemplos de arte do pintor régio Domenico Duprà que escaparam ao terramoto de 1755, vistas das salas do Paço Ducal. Interior do Quarto do Rei com retrato do rei D. Carlos I e da cama onde dormiu na noite antes do regicídio em Lisboa, comentários de Maria de Jesus Monge, Diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, sobre o historial deste monumento, fotografias a preto e branco do comboio real usado nas suas deslocações frequentes ao Paço Ducal de Vila Viçosa, quadro "Paisagem Alentejana", de D. Carlos I, 1903, fotografias a preto e branco da Rainha D. Amélia com traje real, várias do rei D. Carlos I (1863-1908) como marinheiro e na caça, comentários sobre os seus dotes artísticos para o desenho e pintura em aguarela e pastel, pinturas "O Guardador de Porcos" de 1894, "Gado à Bebida" de 1896, "Cascais" de 1900, "Paisagem Alentejana" de 1903, "O Marroquino" de 1904, "Setúbal" de 1905, e "O Sobreiro" de 1905, todos da autoria do rei D. Carlos, vistas aéreas do Paço Ducal de Vila Viçosa, interiores dos Quarto da Rainha D. Amélia e do Quarto do Rei D. Carlos, pormenores do mobiliário e dos objetos decorativos. Vistas do exterior do Paço Ducal, caracterizado pela arquitetura renascentista, manuelina, mudéjar, maneirista, barroca e neoclássica, retratos de D. Jaime e de seu filho D. Teodósio I que implementaram obras no palácio, interior de salas com armaria exposta, imagem aérea do Paço Ducal e da zona envolvente, interior da Sala de Jantar, escadaria com quadro equestre de topo retratando Sua Majestade D. Carlos, de Carlos Reis de 1904, e pintura equestre da Rainha D. Amélia, de Sousa Veloso de 1896. Nova mostra do teto da Sala dos Tudescos, comentários de António Pimentel sobre Giorgio Domenico Duprà, pintor italiano nascido em Turim, que atuou no século XVIII com muita obra feita em Portugal, quadros "Retrato do Cardeal Pietro Ottoboni", e "Apolo e Dafne", ambos de Francesco Trevisani, Mestre de Duprà, retrato de D. Jaime Álvares Pereira de Melo", de Domenico Duprà de 1728, plano do teto da Sala dos Tudescos com os 18 retratos dos Duques de Bragança, imagem noturna do exterior e fachada do Paço Ducal de Vila Viçosa.

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