Outras Músicas – Parte I
Primeira parte do programa apresentado por José Duarte dedicado a vários genéricos musicais e à indústria discográfica, com a participação dos convidados, Eduardo Paes Mamede, compositor e orquestrador, e Bernardo Moreira "Binau", diretor do clube e escola de jazz do Hot Clube de Portugal, com excertos da participação de Sivuca, sanfonista brasileiro, no programa Jazz Brasil, da atuação da orquestra do norte-americano Tito Puente, e a primeira parte de documentário sobre as raízes e a história dos blues, narrado por B.B. King, guitarrista e cantor de blues norte-americano.
Resumo Analítico
José Duarte apresenta os convidados e faz um breve resumo dos temas a tratar no programa e dos filmes, comentários e concertos que serão transmitidos, menciona os contactos estabelecidos para a participação de Uxía Domínguez Senlle, cantora galega, em "Outras Músicas", Bernardo Moreira descreve a evolução e características da música jazz, em Portugal e no mundo, e analisa o trabalho do pianista Jorge Lima Barreto com o violinista, Carlos Zíngaro, e o estilo de jazz "Dixieland", este convidado faz distinção entre a criatividade e a inovação na música e defende que existem novos músicos para assegurar a continuidade do jazz, explicando a sua evolução histórica, Eduardo Paes Mamede relata o seu trajeto profissional, mencionando a sua contribuição no teatro, nos jornais, onde selecionava música erudita, bailado e ópera, na rádio, com a realização do programa "Rimas e Rumos da Música Portuguesa", na Rádio Comercial, e na televisão, como compositor para séries de ficção e filmes, na RTP, José Duarte comenta a relação entre filmes e suas bandas sonoras, manifestando dificuldade em escutar a música quando a imagem não contém os intérpretes e Eduardo Paes Mamede define o papel da música na televisão, no cinema e no teatro, excerto da participação de Sivuca no Jazz Brasil, onde o artista fala da sua vida e percurso musical e interpreta "Aurora Boreal" e "Som Brasil", os convidados comentam o trabalho de Sivuca, recordando eventos em que participou em Portugal e as suas particularidades como músico, Eduardo Paes Mamede descreve o seu contributo musical na peça de teatro "Ópera dos Três Vinténs" do dramaturgo alemão Bertolt Brecht e com música de Kurt Weill, compositor alemão, e em "Um Sabor a Mel", do dramaturgo inglês Shelagh Delaney, e menciona a ópera que se encontra a escrever, "Finisterra", Bernardo Moreira explica o trabalho e objetivos da orquestra do Hot Clube de Portugal, analisando os pontos fracos e fortes da mesma, e expõe diferenças entre a aprendizagem musical de jazz em Portugal e no estrangeiro.