Outras Músicas – Parte I
Primeira parte do programa apresentado por José Duarte dedicado a vários genéricos musicais e à indústria discográfica, com a participação dos convidados, João Martins, empresário e produtor de rádio e televisão, e Rui Diogo, produtor de espetáculos, os quais analisam o estado do jazz em Portugal em termos de realização de eventos, patrocínios e promoção, passando pelo jazz produzido nos Estados Unidos da América nos anos 50, a referência comum do músico de jazz Nat King Cole para músicos de diferentes gerações, e a música tradicional contemporânea do Senegal e da Serra Leoa.
Resumo Analítico
José Duarte apresenta os convidados e faz um breve resumo dos temas a tratar no programa e dos filmes, comentários e concertos que serão transmitidos, José Duarte conversa João Martins, que se assume-se fundamentalmente como um homem da rádio e com uma vida profissional totalmente dedicada à comunicação, refere que a sua primeira experiência na área da televisão foi como produtor independente e explica as razão pela qual prefere a rádio à televisão enquanto atividade profissional, Duarte conversa com Rui Diogo questionando-o sobre o modo como optou pela atividade que desempenha, excerto do programa "The Nat King Cole Show" de Outubro de 1957, com atuações de Cab Calloway, cantor de jazz afro-americano, Nat King Cole, e Johnny Mercer, cantor norte-americano, o qual interpreta "Send For Me", atuação dos "The Randy Van Horne Singers", José Duarte fala sobre o excerto apresentado e refere igualmente as pressões que o programa sofreu pelo facto de ser apresentado por um negro nos Estados Unidos da América nos anos 50, Rui Diogo explica porque razão ainda não foi possível trazer a Portugal grandes nomes do jazz como Frank Sinatra, sendo na sua opinião devido a questões financeiras, regista ainda o facto de haver artistas de jazz estrangeiros que têm mais público em Portugal do que no estrangeiro, Martins relata aspetos da vida de Nat King Cole enquanto músico, explicando a origem da alcunha "King" no seu nome, bem como o modo como se constituíram os grandes nomes do jazz norte-americano.