Outras Músicas – Parte I
Primeira parte do programa apresentado por José Duarte que entrevista os convidados, Clara Andermatt, bailarina e coreógrafa, António Escudeiro, cineasta, Vítor Rua, músico e vídeo-artista, Raul Vaz Bernardo, especialista em música jazz.
Resumo Analítico
José Duarte fala sobre as músicas que serão apresentadas durante o programa, excertos de reportagens e de documentário que serão exibidos durante o programa. José Duarte entrevista Clara Andermatt sobre a distinção entre um bailarino e um dançarino e os trabalhos realizados como coreógrafa, António Escudeiro conversa com José Duarte sobre a necessidade da música no cinema, o valor da música na obra cinematográfica e a incerteza da complementaridade entre a música e a imagem, Vítor Rua à conversa com José Duarte sobre a criação de videoarte, a utilização do vídeo na música e a gravação de discos em Pulse-code modulation com recurso à câmara de vídeo, Raul Vaz Bernardo conversa com José Duarte sobre o papel do disco compacto na divulgação do jazz, o futuro do género musical, a imensidão do jazz e a frustração sentida por não poder descobrir tudo acerca do jazz. Episódio da serie "Routes of Rhythm" apresentado por Harry Belafonte e realizado por Howard Dratch, sobre a musica e a dança no mundo, falado em inglês e castelhano e legendado em português que acompanha a história política e social de Cuba durante o século XX e a sua relação com a música, com destaque para a popularidade dos ritmos cubanos junto dos cidadãos americanos após a incorporação destas sonoridades no jazz americano levada a cabo pelo compositor e músico William Christopher Handy e para a utilização da música como forma de protesto político contra a ditadura de Fulgencio Batista. Raul Vaz Bernardo conversa com José Duarte sobre as semelhanças entre a música de Cuba e a música dos Estados Unidos da América, a antiguidade das relações entre o jazz e a música afro-cubana, os músicos de jazz que têm afinidades com a música afro-cubana, a influência da música cubana na Salsa, o documentário de Harry Belafonte e a relação entre os Soneros cubanos e os Blues americanos. Clara Andermatt fala sobre a aprendizagem da técnica da dança e a aprendizagem popular desta arte, António Escudeiro à conversa com José Duarte sobre o trabalho com referências cinematográficas, a constituição do documentário de Harry Belafonte e a utilização da música no mesmo, as referências cinematográficas associadas a Cuba e a coincidência temporal entre a reunião da Máfia no filme "O Padrinho III" do cineasta americano Francis Ford Coppola e a queda do ditador cubano Fulgencio Batista, Vítor Rua fala sobre a maneira como Harry Belafonte trata as influências sofridas pela música cubana no seu documentário.