Os Santos Padres – Parte I

00:28:25

Primeira parte do documentário sobre a evangelização do Brasil pelos Jesuítas ao longo dos tempos, com destaque para a importância que os Padres Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e António Viera tiveram na missão de levar a religião católica aos povos indígenas.

  • Nome do Programa: Os Santos Padres
  • Nome da série: O Lugar da História
  • Locais: Brasil
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Maria Júlia Fernandes Produção: Maria João Cargaleiro, Acácia Dourado
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Grafismo com o mapa da América do Sul, com destaque para o Brasil; gravuras com índios à época da chegada dos portugueses ao Brasil; e com nau portuguesa; cruz em contraluz; perfil de Manuel da Nóbrega (busto); índios na atualidade; gravura ilustrativa de um grupo de índios na praia onde se encontra incluído Diogo Alves (Caramurú) português casado com a filha de um cacique; piroga, navega a contraluz; declarações de Jorge Couto, historiador. São Salvador da Baía (primeira capital do Brasil), busto em bronze de Manuel da Nóbrega; exteriores e interiores da primeira Sé da cidade, hoje igreja de Nossa Senhora da Ajuda; altar com a imagem de Nossa Senhora da Ajuda; altar da irmandade do Senhor Bom Jesus dos Santos Passos e Vera Cruz; plano geral do exterior da igreja, atualmente um edifício degradado; movimento de rua. Exteriores de várias igrejas de São Salvador da Baía (Recôncavo); mercado de gado e de produtos agrícolas; mamão na árvore, ainda verde; região rural com gado a pastar e habitante desloca-se num cavalo que é também um meio de transporte de mercadorias; gravura da época com cenas da vida quotidiana; declarações de Célia Tavares, historiadora; riacho corre por entre rochas numa paisagem luxuriante; aranha; excertos de carta dirigida ao Reino (Dom João III), escrita por Manual da Nóbrega, a pedir reforços para a catequização ?dos gentios? e a dar conta da vida ?escandalosa? no local; declarações de Jorge Couto, historiador; grafismo de região do Brasil desenhado sobre rio. Vistas da cidade de (São Sebastião) do Rio de Janeiro (baía de Guanabara) ao nascer do sol; exterior do edifício onde se integra a igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso (núcleo inicial de um arraial); interiores da igreja; imagem de José de Anchieta, fundador da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e companheiro de Manuel da Nóbrega; vistas do Rio de Janeiro; Cristo Redentor; gravura de José de Anchieta. Vistas da cidade de São Paulo (de Piratininga), uma terra ?mui sadia, fresca, de boas águas?, para onde foi enviado José de Anchieta, atualmente com cerca de dezasseis milhões de habitantes; intenso movimento de rua; e de tráfego rodoviário; declarações de John Monteiro, historiador sobre a conversão dos índios pelos missionários e refere a atuação e projeto de Leonardo Nunes, padre jesuíta; vistas do ?Pátio do Colégio?, local onde nasce a cidade de São Paulo; exterior e interior da igreja José de Anchieta de reconstrução recente; estátua do beato São José de Anchieta, no altar-mor; celebração de cerimónia religiosa (missa) por padre jesuíta. Encenação da personagem de José Anchieta a escrever poema em latim, em louvor a Nossa Senhora, na areia da praia, durante o tempo que se ofereceu como refém junto da população índia, enquanto Manuel da Nóbrega tinha ido como mediador de um dos muitos conflitos entre colonos e índios tamoios; gravuras ilustrativas de Anchieta a escrever na areia da praia; e a abençoar um índio; plano em contraluz, frente a uma janela com vista para o rio, com tocadores de flauta (os índios eram sensíveis à música e desta forma tentavam os padres a sua evangelização); rio; aves pernaltas na margem do rio Salinas (Estado do Espírito Santo); câmara de gravação avança por entre as margens do rio; ruínas junto ao rio; declarações de Elias Rodrigues (?Tio Luilio?) a explicar o significado das ruínas, significa o abandono de construção erguida por jesuítas na região da tribo índia dos botucus que praticavam o canibalismo e que não conseguiram evangelizar; gravura da construção edificada por jesuítas junto às tribos índias tupiniquins (nação Tupi) e puris, que aceitaram a mensagem dos jesuítas a que se sobrepõe o edifício real da igreja de Nossa Senhora da Assunção (Colégio de Santiago), na localidade de Reritiba,(que significa ?O Lugar das Ostras?, em língua nativa), hoje, a cidade rebatizada de Anchieta. Interior da igreja de Nossa Senhora da Assunção onde se descobrem restos do templo primitivo; estátua do Beato Anchieta; restos do cemitério da aldeia primitiva, recuperado e visitável graças à construção de um museu; índios tocam e entoam cântico religioso, em Tupi; capa de gramática da língua tupi, feita pelo Beato Anchieta; declarações de Consuelo Pondé , Instituto do Património Histórico e Artístico (IPHA) Bahia; baixos relevos de perfis de rostos de religiosos (no interior do museu); declarações de John Monteiro, historiador. Vitória do Espírito Santo, exterior do Palácio Anchieta (atualmente sede do governo do Estado; sala com o túmulo oficial do Beato, no interior do Palácio, encimado pelo seu busto; pormenores de pinturas (frescos) nas paredes da sala com cenas da vida de Anchieta.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .