Os Jornalistas e as Agências de Comunicação
Debate moderado pela jornalista Estrela Serrano com a participação, em estúdio, de Eduardo Dâmaso, subdiretor do jornal Público, Salvador da Cunha, vice-presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas (APECOM) e Vítor Gonçalves, investigador e jornalista da RTP.
Resumo Analítico
Sobre os jornalistas e as agências de comunicação, nomeadamente as relações entre ambos e o trabalho e o papel destas agências, enquanto fonte de informação. Imagens alusivas à sondagem efetuada no site do Clube de Jornalistas sobre a informação que as agências de comunicação colocam nos media, mulher trabalha no computador, plano próximo do monitor, onde se vê o referido site, com os resultados obtidos. Vítor Gonçalves, refere o seu trabalho de investigação, sobre a gestão da comunicação política no governo socialista do engenheiro António Guterres, sob a perspetiva dos assessores de imprensa do governo PS, suas motivações, perfil e relações com os jornalistas. Depoimentos de Joaquim Letria, jornalista, sobre o trabalho das agências e sobre a informação que as agências de comunicação colocam nos media e de Filipe Santos Costa, jornalista da revista Sábado, sobre o assunto em análise, considerando que as agências de comunicação não constituem uma ameaça à liberdade de imprensa.