Os Comunistas, os outros Portugueses – Parte II

00:36:55

Segunda parte do programa, apresentado pelos jornalistas Margarida Marante e Miguel Sousa Tavares, sobre o PCP, com debate em estúdio entre Ruben de Carvalho, chefe de redação do jornal comunista "Avante" e membro do Comité Central do PCP, Vasco Pulido Valente, historiador e analista político, e Eliseu Beja, professor de educação física e militante do PCP.

  • Nome do Programa: Os Comunistas, os outros Portugueses
  • Nome da série: A Hora da Verdade
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Margarida Marante, Miguel Sousa Tavares, Ruben de Carvalho, Vasco Pulido Valente, Eliseu Beja
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Direção de Informação: José Eduardo Moniz e Adriano Cerqueira Edição: Miguel Sousa Tavares e Margarida Marante Produção: Feliciana Amaro Realização: Manuel Tomás
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

02h39m08: Margarida Marante apresenta os convidados em estúdio e Sousa Tavares inicia o debate. 02h39m42: Eliseu Beja explica que é membro do PCP para lutar por um país melhor; Vasco Pulido Valente diz que os comunistas têm uma visão global do mundo em que se destaca a sua forma particular de organização social. 02h42m40: Rúben de Carvalho salienta a fé na filosofia dos comunistas no partido e o seu empenho em prol dos objetivos. 02h45m33: Vasco Pulido Valente considera que a visão de Cunhal da organização da sociedade está desfasada quanto à evolução desta e que a visão dos partidos de esquerda se tornou "irracional". 02h48m30: Rúben de Carvalho contesta a posição de Pulido Valente, justificando que os países socialistas deram passos importantes para a organização racional da sociedade. 02h51m43: Eliseu Beja refere a ligação de 14 anos ao partido a quem dá o que pode e que representa uma "grande comunidade de pessoas que se sentem próximas". 02h54m38: Vasco Pulido Valente admite a diferença entre a comunidade verificada no PCP e os outros partidos; Rúben de Carvalho destaca a união e a capacidade de sacrifício dos militantes. 02h59m32: Eliseu Beja e Pulido Valente comentam a transparência do discurso do partido. 03h02m48: Rúben de Carvalho refere o carácter informativo e não propagandista do "Avante" e Eliseu Beja critica os militantes que não o leem. 03h08m58: Rúben de Carvalho assume alguma dificuldade na transmissão da mensagem no "Avante" e considera o PSD uma força não democrática; Pulido Valente comenta a sua afirmação de que o mundo de Cunhal é "uma coisa triste e desoladora", justificando que o líder comunista é prisioneiro da sua doutrina e não consegue ver o mundo de outra maneira. 03h14m48: Sousa Tavares agradece a presença dos convidados e Margarida Marante finaliza o programa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .