Os Anjos

00:25:00

Ocupando uma boa parte da Avenida Almirante Reis e suas zonas circundantes, sensivelmente limitado a sul pela Rua da Palma e a norte pela Rua Pascoal de Melo, o bairro dos Anjos é um dos mais coloridos de Lisboa, se bem que um dos mais degradados também. Outrora uma zona residencial com alguns importantes edifícios de arquitectura neoclássica e modernista, a mancha urbanística é hoje muito heterogénea e carente de requalificação. Um olhar sobre a sua história e património, com marcos importantes dum passado rico que ainda é possível de perceber.

  • Nome do Programa: Os Anjos
  • Nome da série: Bairros Populares de Lisboa
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Locução:António Luís Rafael Produtor: Maria Cecília Realizador: Courinha Ramos
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Rua da Palma; Rua Nova Palma; ruas comerciais onde se nota uma mistura urbanística entre os edifícios mais recentes e os edifícios com mais de um século; 01h23m00: Federação Portuguesa das Colectividades e fachada do ex- cinema REX; ex Real Coliseu de Lisboa que actualmente é utilizado como garagem; chafariz neo-clássico; prédio de gaveto no Largo do Intendente que tem o prémio Valmor, tráfego intenso no Largo do Intendente; 1h25m04: Palácio Intendente Pina Manique muito degradado; velha fábrica de cerâmica com fachada revestida a azulejos e uma das velhas olarias ainda existentes Lisboa; prédios típicos com janelas e varandas floridas, crianças à janela; 01h27m48: Rua Maria; Travessa Maldonado; Rua Bombarda, aspecto degradado das habitações; Escadinhas Monte que fazem ligação à Graça; antigo Bairro das Olarias do qual já nada existe a não ser a memória, Largo das Olarias, ermida; 01h30m26: Avenida Almirante Reis; Rua Palmira; Mercado Abastecedor Forno Tijolo com fregueses e vendedoras; Cinema Roxy degradado e fechado ao público; Rua dos anjos, pessoas à janela, varandas de ferro forjado, muitos carros estacionados; 01h36m07: Lisboa Ginásio Clube, fachada; Igreja Paroquial dos Anjos, de estilo neoclássico com o jardim circundante António Feijó, crianças e adultos no jardim; fachada muito degradada da Fábrica de Cerveja Portugália com painéis de azulejos; panorâmica do Bairro das Colónias; 01h43m35: panorâmica sobre a cidade do Miradouro Monte Agudo.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .