Órfãos de pátria

00:15:23

Reportagem do jornalista António Mateus sobre o que aconteceu aos comandos africanos que combateram na Guiné durante a guerra colonial, integrados no exército Português. Após a independência da Guiné todos os oficiais daquele corpo de comando foram fuzilados e as famílias nunca receberam qualquer tipo de pensão de sangue, os que tinham patentes abaixo de oficial e escaparam, vivem hoje situações de pobreza e descriminação.

  • Nome do Programa: Órfãos de pátria
  • Nome da série: Em Reportagem I
  • Locais: Guiné Bissau
  • Personalidades: António Mateus
  • Temas: História, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: António Mateus. Locução: José Neto e Paulo Rocha. Produção: Amélia Gomes Ferreira.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Pequena introdução ao documentário com imagens de arquivo dos militares destacados na Guiné-Bissau, ossadas humanas descobertas. Fotografia a preto e branco de Bodo Djau, este sentado no chão conversa com conhecidos. Declarações com legendas de Bodo Djau, antigo Comando Português na Guiné-Bissau, sobre as dificuldades que passou no mato durante a guerra. Imagens de arquivo a P/B da guerra colonial, soldados feridos. Declarações de Salifo Djau, antigo Comando Português na Guiné-Bissau, sobre a ajuda que recebeu de Bodo Djau quando ficou ferido durante a guerra. Imagens de arquivo a P/B da guerra colonial, soldados no mato em confrontos. Declarações do General Almeida Bruno, Antigo Chefe de Comandos na Guiné-Bissau. Fotografias a P/B de militares que serviram na Guiné-Bissau. Declarações do Comandante Alpoim Calvão. Guiné-Bissau, crianças brincam com água, quotidiano numa aldeia, imagem do documento "Licença do exército". Declarações de Zeca Saiegh, antigo Comando Português na Guiné-Bissau, Zeca visita a prisão de Braah, fotografias a P/B de Zacarias Saiegh que foi executado durante a guerra, gráfico com o mapa da região de Bissau, imagens do exterior e interior do celeiro que serviu de antecâmara do inferno, Bodo Djau fala sobre o sofrimento dos militares que ficaram dentro do celeiro, com legendas, Bodo mostra o local onde estão sepultados alguns dos seus companheiros que foram executados e fala sobre como eram efetuadas as execuções, conta também como conseguiu fugir no dia em que estava a caminho da sua própria execução, como se escondeu no mato, bandeira da Guiné-Bissau, pessoas aguardam vez para fazer travessia de barco. Imagem de documento da Conservatória do Registo Civil da Comarca da Guiné onde atesta a morte de Adriano Sisseco, ex-Capitão do Comando Africano, por fuzilamento. Declarações de Braímo Bá, antigo Comando Português na Guiné-Bissau, fotografia a P/B de Thomaz Camará que foi preso em Bissau após um período de convalescença em Lisboa. Declarações de Namandim Sanhá, viúva do Tenente Thomaz Camará, que após um longo período de espera e de tentativas frustradas não sabe onde se encontra o corpo do marido. Imagens de arquivo dos acontecimentos a 14 de Novembro de 1980, onde Nino Vieira liderou um Golpe de Estado contra o Presidente Luís Cabral, revelando depois algumas valas comuns com ossadas humanas. Declarações do General Almeida Bruno, do Coronel Caçurino Dias, antigo Comando, de Leonardo Mathias, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros em 1981, do Coronel Luís Cadete, Adido da Defesa na Embaixada de Bissau em 1988, de Nino Vieira, Presidente da República da Guiné-Bissau. Vistas do monumento Aos Combatentes do Ultramar. Declarações de Salifo Djau. Homem bate com um pau no caju e espreme-o em canoas de madeira, sumo corre para dentro de alguidares.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .