Operários Têxteis

00:26:43

Programa sobre as condições trabalho dos operários têxteis da região da Covilhã.

  • Nome do Programa: Operários Têxteis
  • Nome da série: Sol a Sol
  • Locais: Covilhã
  • Temas: Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Diana Andringa e Alfredo Caldeira Realização: Eduardo Escudeiro, Manuel Costa e Silva, Rogério Ceitil
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Avioneta levanta voo; avioneta no combate ao incêndio florestal; fumo na floresta; avioneta em voo; zona queimada, pinheiros a arder; notícias de jornais sobre os fogos postos e sobre a crise nos têxteis na firma Ernesto Cruz. 30m05: Grupo de homens conversa sobre a situação na fábrica Ernesto Cruz e na indústria têxtil em geral; homem fala sobre os despedimentos nas fábricas e a situação no futuro dos operários; grupo de homens sentados na escadaria de uma igreja. 32m31: Grupo de crianças a brincar na rua, enrolar as mãos e a jogar às escondidas; chegada do pai (Mário) que cumprimenta a filha. 33m19: Declarações de Mário Gomes Martins (conhecido por Léria), sobre o seu trabalho numa fábrica têxtil na Covilhã desde os 12 anos; Conceição Castro Martins, filha de Mário, que trabalha numa fábrica na Covilhã com o pai. 35m18: Covilhã, exterior de uma fábrica têxtil, passagem de comboio ao fundo numa ponte ferroviária; montes de lenha amontoada no exterior da fábrica. 36m11: Interior de fábrica têxtil, operários a trabalhar com as lãs na zona das cardas, entre eles, o Mário; Conceição e outras raparigas trabalham nas máquinas dos fios; Mário coloca a lã na máquina cardadora; hora do almoço, operários comem dos tachos junto das máquinas. 41m21: Operários a almoçar na cantina. 42m06: Passagem de comboio; exterior e interior da fábrica têxtil; tear mecânico a trabalhar, homem vigia o trabalho da máquina; plano próximo da engrenagem do tear a trabalhar; operário vigia o funcionamento do tear; interior da fábrica têxtil, operários a trabalhar nas várias máquinas. 47m17: Saída dos trabalhadores da fábrica (som da sirene a tocar), alguns com motas; conversa entre trabalhadores, Mário e outro no interior de automóvel sobre o plenário, condições de trabalho na fábrica e a falta de propostas por parte do patrão e a manifestação que foi decidida junto do Ministério de Trabalho devido aos salários em atraso. 49m53: Manifestação de trabalhadores como forma de protesto contra os salários em atraso; concentração junto ao Ministério do Trabalho; trabalhadores gritam "A luta continua". 50m40: Chegada do automóvel com Mário, filha e outros amigos; declarações de Mário, sobre a injustiça dos salários em atraso dos amigos; bobine de fio de lã a desbobinar.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .