Ocupação militar da Base Aérea nº 6 no Montijo

00:21:35

Montijo, tropas paraquedistas ocupam as instalações da Base Aérea nº 6 e explicam as razões que os levaram a efetuar a referida missão por ordem do COPCON - Comando Operacional do Continente no dia 25 de novembro.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1975
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1975
  • Locais: Montijo
  • Personalidades: Joaquim Furtado
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Joaquim Furtado.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Misto
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Militares na entrada da Base Aérea nº 6 e junto de muro com vedação de arame farpado, destacando-se militar paraquedista armado com metralhadora; populares junto do portão principal. 03m49: Entrevista ao Sargento Silvestre, representante dos sargentos paraquedistas na Base Aérea nº 6, referindo-se ao significado militar da ocupação da Base Aérea nº 6 e ao plano de ocupação traçado por ordem do COPCON, com o apoio dos paraquedistas de Tancos, que tem como intuito a contestação ao General José Morais e Silva, chefe do Estado Maior da Força Aérea. 10m16: Entrevista ao soldado Moita, representante dos praças, sobre o significado da ocupação da Base Aérea nº 6, que se reflete numa contestação às medidas impostas pelo General Morais e Silva. 12m58: Entrevista a militar, da guarnição da Base Aérea nº 6, sobre a participação nesta ocupação militar, ao soldado Moita e a ex-soldado paraquedista sobre a ocupação das bases aéreas, a posição dos paraquedistas regressados da província ultramarina de Angola e a luta da classe militar dos paraquedistas 17m40: Vivo do jornalista Joaquim Furtado e entrevista ao Sargento Silvestre sobre o apoio da população na alimentação dos paraquedistas e entrevista ao soldado Moita sobre a posição do pessoal militar da guarnição da base aérea ocupada face à ocupação e a militar da guarnição. 21m52: Entrevista a delegado sindical, da empresa Companhia União Fabril (CUF) têxtil do Barreiro, sobre o apoio que a população pretende dar aos militares paraquedistas que ocupam a Base Aérea nº 6; soldados paraquedistas junto à entrada da Base Aérea nº6.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .