Oceanografia Biológica

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Programa sobre oceanografia biológica, as suas técnicas pedagógicas e científicas, e a orientação dada pelo Professor Luís Saldanha ao trabalho de campo de um grupo de alunos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

  • Nome do Programa: Oceanografia Biológica
  • Nome da série: Mar Limiar
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Ciência e Tecnologia, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Locução: Eládio Clímaco Fotografia: Luis Saldanha Realização: Ricardo Costa Produção: RTP
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa: Luís Saldanha explica a grupo de alunos em aula o âmbito, localização e objectivos dos trabalhos de campo. Parque Experimental de Criação de Ostras, Alvor: alunos apanham caranguejo, escavam buracos na areia, peneiram areias, lavam recolhas, e examinam achados; Luís Saldanha toma notas rodeado por alunos; exame de moluscos retirados de tijolo; Luís Saldanha escava na areia e recolhe verme do mar que mostra aos alunos; acondicionamento de recolhas; recolha de ouriço e de estrela do mar; aluna lava estrela do mar; aluna segura saco de plástico cheio de recolhas; alunos examinam conteúdo de peneira. Litoral e mar algarvios vistos de navio da armada em movimento; janela da ponte; alunos a bordo de navio militar; marinheiro à popa; rasto de espuma; Luís Saldanha identifica em carta o local de mergulho e distribui tarefas às várias equipas de mergulhadores; mergulhadores sentados à proa; piloto manobra na ponte; marinheiros lançam bote à água e instalam motor fora de bordo; Luís Saldanha e mergulhadores verificam equipamento de mergulho; grupo de quatro mergulhadores e marinheiro afastam-se de vaso de guerra a bordo de bote; marinheiros e alunos no convés. Filmagens subaquáticas em frente à praia do Carvoeiro: descida de mergulhador, peixes passam em fundo rochoso, mergulhadores fazem recolhas de fauna e flora marinhas em rocha, acondicionam recolhas em sacos de plástico, anotam profundidade e local de achamento, e fotografam locais; intercalado com fotografias de estrelas do mar, peixe aranha, e anémona. Sesimbra: aluna em bote localiza ponto de mergulho com auxílio de sextante; mergulhadores saltam para o mar próximo de arribas; mergulhadores à tona de água; imersão de mergulhador; borbulhar na água; filmagens subaquáticas: fundo rochoso com algas, mergulhador junto a parede, mergulhadores em grupo, mergulhadores passam por fenda rochosa, exploração de gruta submarina, mergulhador junto a verme do mar e a anémona; mergulhador brinca com polvo, mergulhadores recolhem amostras e anotam local; mergulhador fotografa locais, substitui lâmpada de flash, examina fundo arenoso e recolhe amostra; cardume de peixes; mergulhador junto a coral, recolha de plancton com rede; mergulhador brinca com estrela do mar; mergulhador fotografa; intercaladas com fotografias de fauna e flora submarinas. Voo de gaivota junto a arriba; alunos, a bordo de bote, observam e colocam amostras recolhidas e etiquetas em frascos de formol; aluna observa ouriço do mar; pepino do mar em tina; aluno observa e coloca pepino do mar em saco; Luís Saldanha limpa e observa estrela do mar; alunos separam amostras; estrelas do mar em tina; observação e acondicionamento de estrela do mar com sete braços; Luís Saldanha observa amostras e coloca-as em tina com água; amostras várias em tina; esvaziamento de esponja; Luís Saldanha e alunos acondicionam e etiquetam anémona; observação de caracol do mar; lesma do mar; e ouriço do mar. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa: Luís Saldanha desenha perfil submarino em quadro, pede a aluna que enumere a natureza e localização das amostras recolhidas; alunos tiram notas; Luís Saldanha desenha no quadro a localização das espécies encontradas. Laboratório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa: corte de selo de saco de amostras, identificação dos locais de achamento através de comparação de etiqueta com esquema desenhado em caderno; bancada de laboratório com frascos de espécimes; espécimes em frascos com conservante; alunos lavam e peneiram amostras; limpeza de crivos de peneira e triagem de espécimes por alunos; alunos preparam amostras em lamelas e caixas de petri que observam ao microscópio.

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