O Tempo e as Jóias

00:25:14

Programa sobre a filigrana portuguesa representativa de temas associados à história e cultura de Portugal, ilustrado com o processo de fabrico manual de peças deste tipo de arte.

  • Nome do Programa: O Tempo e as Jóias
  • Nome da série: Rotas do Extremo Ocidente
  • Locais: Gondomar, Porto
  • Personalidades: Domingos Machado
  • Temas: Artes e Cultura, História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autor: Susana de Sousa Dias. Locução: Carlos Daniel. Produtor: Cremilde Mourão e Ana Paula Veríssimo. Realização: Cinequanon.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Objetos em filigrana e chamas de fogo alternado vistas de margem de rios, montes e campos cultivados; oficina de artífices de filigrana a trabalhar; vistas de Gondomar; estátua de Santo Elói, padroeiro dos ourives, no altar da Igreja de São Nicolau no Porto. 07m22: Declarações de Domingos Machado, artesão, sobre a arte em filigrana e a profissão de artesão alternado com oficina de artífices a trabalhar; objetos de ouro e prata, entre os quais objeto em filigrana de prata representativa da Torre de Belém; páginas e capa de livro antigo; processo de fabrico de peça de filigrana (redução de metal em fio, armações com enchimento em filigrana); mulheres a encher armações; escola de formação profissional em filigrana. 12m13: Declarações de Olga Bandeira, enchedeira, sobre o seu trabalho de enchimento alternado com mulheres a encher armações; processo de soldadura e acabamento de peças na oficina; objetos de ouro alternado com alunos (mulheres e homens) executam diversas tarefas no âmbito do curso de ourivesaria e filigrana do Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, alternado com declarações de José Carlos de Sousa sobre a formação em ourivesaria e filigrana; pulseira de filigrana de prata. 18m35: Objetos de ouro representativos de caravela, moinho e corações; artesãos a trabalhar em oficina; objetos de ouro e prata, entre os quais cálices, cruz de ouro maciço de Dom Sancho I e coroa de Nossa Senhora e acessórios femininos; mulheres adornadas com filigranas sobem escadas. 21m07: Mulheres (noiva e solteira) vestem trajes de noiva tradicional e de festa de lavradeira rica, adornadas com colares de filigrana de ouro (dote); trajes de senhora; jóia e objetos de filigrana em ouro e prata. 23m40: Artificies trabalham em oficina, com ênfase no processo de fabrico de caravela quinhentista em prata alternado com caravela, barco rabelo, moinho de velas, carro de bois do Funchal e moldura de filigrana de outro; declarações de Domingo Machado sobre o mercado de exportação de filigrana; objetos de filigrana.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .