O Surrealismo

00:35:51

Programa de caráter cultural dedicado à arte portuguesa do século XX, com destaque para o aparecimento e evolução do surrealismo em Portugal e alguns dos artistas portugueses que fizeram parte deste movimento cultural.

  • Nome do Programa: O Surrealismo
  • Nome da série: Portugal contemporâneo, a arte possível
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Mário Cesariny, Fernando de Azevedo, Jorge Vieira, Paula Rego, Eugénia Bettencourt
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Colaboração: Eugénia Bettencourt. Locução: Eládio Clímaco. Texto: Rocha de Sousa. Produção: Nuno Figueira. Realização: José Elyseu.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Fotografias do grupo de artistas surrealistas e cartaz da 1ª Exposição dos Surrealistas em Lisboa em 1949, mão desenha duas linhas de cor azul, Eugénia Bettencourt, atriz, lê texto sobre o surrealismo, pinturas de artistas surrealistas, Marcel Duchamp, Francis Picabia, Max Ernst, Giorgio de Chirico "Népoli", André Masson, Joan Miró, Yves Tanguy, René Magritte e Salvador Dalí. Imagens de arquivo RTP, a preto e branco, de entrevista a Mário Cesariny, poeta e pintor, em 1971 para o programa "Arte", desenhos e fotografias do artista francês André Breton, Eugénia Bettencourt lê texto sobre os artistas surrealistas, fotografias do artista António Pedro, pintura, depoimento de Fernando de Azevedo, pintor, sobre o surrealismo português com destaque para o grupo de surrealistas nos anos 40 e a exposição de António Pedro e António Dacosta, as razões que provocaram o aparecimento desta corrente artística. Pinturas do artista Cândido Mota Pinto, fotografia de André Breton, imagens de arquivo RTP, a preto e branco, da entrevista a Mário Cesariny sobre a noção de grupo surrealista alternado com pinturas, fotografias de artistas surrealistas portugueses, pintura coletiva "Cadavre exquis" de Fernando Azevedo, António Domingues, António Pedro, Marcelino Vespeira e João Moniz Pereira de 1949, pintura "Parque dos Insultos" de Marcelino Vespeira. Pinturas de Fernando de Azevedo, António Pedro, António Dacosta, João Moniz Pereira e Mário Cesariny, Eugénia Bettencourt lê texto escrito por José Augusto França, depoimento sobre a ligação entre o grupo surrealista de Lisboa e Mário Cesariny e a consciência de grupo existente entre os artistas alternado com pinturas, fotografias de artistas e desenhos. Pinturas alternado com fotografias de Marcelo Vespeira e Fernando de Azevedo, pinturas e desenhos dos artistas Fernando Lemos, Cruzeiro Seixas, António Areal, Eurico Gonçalves e de Manuel Trindade D?Assumpção, Eugénia Bettencourt lê texto sobre o surrealismo em Portugal, pinturas de Carlos Calvet. Filme experimental realizado por Carlos Calvet com a participação de Mário Cesariny e João Rodrigues, esculturas de Jorge Vieira, escultor, imagens de arquivo RTP, a preto e branco, de entrevistas a Jorge Vieira e Paula Rego, artista plástica, em 1971 para o programa "Arte" alternado com pinturas de Paula Rego.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .