O Sexo e a Verdade

00:40:58

Programa de informação sobre o mundo da prostituição e o negócio do sexo em Portugal, uma reportagem da autoria da jornalista Mafalda Gameiro.

  • Nome do Programa: O Sexo e a Verdade
  • Nome da série: Linha da Frente
  • Locais: Vila Nova de Gaia, Porto
  • Personalidades: Mafalda Gameiro, Alexandra Oliveira
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Mafalda Gameiro. Coordenação: Mafalda Gameiro. Produção: Amélia Gomes Ferreira.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Anúncios de oferta de serviços sexuais nos jornais. Margarida, prostituta, que tem uma apartamento alugado para este negócio, a maquilhar-se; declarações de Margarida (voz e imagens distorcidas e legendadas) sobre a sua história de vida no mundo da prostituição. Sandrine, técnica de serviço social, e Jorge, enfermeiro, a andar na rua, são membros da equipa do Porto G, equipa que apoia trabalhadoras do sexo dentro de apartamentos a Norte de Portugal, fazem a rotina de visitas de trabalho. Casa de Camila, prostituta, onde estão três mulheres a trabalhar. Sheila, prostituta de origem cabo-verdiana, da Póvoa do Varzim, trabalha sozinha, e por conta própria no seu apartamento, onde costuma ser visitada por Sandrine e Jorge. Equipa do Porto G a trabalhar num apartamento em Vila Nova de Gaia, onde trabalham as prostitutas. Testemunho de Vânia, prostituta brasileira, enquanto se prepara para trabalhar. 14m30: Vistas de trânsito automóvel nas ruas e prédios de habitação. Prostituta atende o telefone com uma chamada de um cliente interessado e vai enumerando os serviços que faz e os preços que cobra. Imagens noturnas de prostitutas nas ruas. Declarações de Sheila, prostituta; equipa do Porto G alerta as prostitutas para os perigos que correm ao não usarem preservativo. Margarida prefere usar os preservativos femininos que lhe são entregues por Sandrine. Sandrine mostra e exemplifica como se usa um preservativo feminino. Jorge fala das vacinas, nomeadamente a da Hepatite B, que as prostitutas deviam de tomar e quais as vantagens em o fazer. Jorge prepara a seringa com a dose da vacina para aplicar a Margarida. Jorge a vacinar Margarida. 21m01: Anúncios de serviços sexuais nas páginas da internet. Páginas dos classificados dos jornais com os anúncios dos serviços das prostitutas. Declarações de Alina Santos, Coordenadora do Porto G, sobre um encontro de prostitutas com o departamento de um jornal, em que elas conseguiram negociar os preços dos anúncios. Prostitutas a andar nas ruas do Porto (imagens noturnas). Automóveis a circular. Testemunho de Maria José, prostituta de rua com 60 anos. Testemunho de Sofia, prostituta de rua. Sofia a falar com cliente interessado nos seus serviços. 28m20: Declarações de Alexandra Oliveira, Investigadora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Investigação da Universidade do Porto cuja tese de doutoramento foi sobre a prostituição de rua na cidade do Porto. Prostitutas a conversarem sobre o início das suas atividades desta profissão e as suas histórias de vida (imagens desfocadas e legendadas). Ruas do Porto à noite. Jornalista Mafalda Gameiro entrevista Alina Santos, Coordenadora do Porto G, nas instalações do Porto G, onde os funcionários estão a trabalhar, sobre a possibilidade da legalização desta profissão. Mão a mexer na água de um "jacuzi" decorado com velas. Água a cair. Camila com os pés dentro de água. Camila abre o guarda-joias e mexe nas joias que lá estão. Prostituta a andar na rua (plano próximo dos pés).

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .