O Romantismo e o Porto
Num episódio dedicado à influência do Romantismo nas diversas artes, o professor José Hermano Saraiva dá o exemplo do Porto como sua representação particularmente patente e bem preservada, quer na paisagem urbana quer no rico património da cidade.
Resumo Analítico
Cidade do Porto; bairros antigos; 03m24: pinturas influenciadas pelo Romantismo; 05m37: alto relevo representativo da época clássica; 08m23: Porto; casario; 08m53: Quinta da Maceirinha; jardins; Rua de Entre Quintas; fachada do Museu Romântico; 09m28: pintura representando António Ferreira Pinto Basto, antigo proprietário do edifício; exposição de mobiliário antigo no interior do museu; 10m21: serviço de chá antigo da Vista Alegre; 10m48: salas do museu; 12m13: fachada do Auditório Nacional Carlos Alberto; placa toponímica da Praça de Carlos Alberto; 12m21: retrato do rei Carlos Alberto de Sabóia, Rei da Sardenha, que veio a morrer no edifício onde funciona o museu; 13m04: mapa de Itália do século XIX; 14m50: gravura evocando a guerra entre o Império Austro-Húngaro e o Reino de Sabóia; 15m21: Ponte da Arrábida vista de uma janela; 15m43: pintura representativa da agonia do Rei Carlos Alberto e do quarto onde morreu; 17m21: retrato da Rainha D. Maria Pia; 18m13: fachada do Museu Nacional de Soares dos Reis; 18m38: dragonas militares, pormenor de um quadro a óleo; 19m12: retrato de D. Pedro IV; 19m54: quadro pintado por Vieira Portuense; 20m24: exposição de quadros no interior do Museu Soares dos Reis; 20m36: pinturas influenciadas pelo Romantismo; 22m24: quadros de Silva Porto, Marcos de Oliveira, Henrique Pousão e António Carneiro, influenciados pelo Realismo; 23m27: exposição de esculturas de Soares dos Reis no interior do museu; 23m54: estátua "O Desterrado", da autoria de Soares dos Reis; 25m30: estátua esculpida por Soares dos Reis no fim da sua vida, representando um sábio italiano.