O Que Foi Mudando na Imprensa em 31 Anos de Democracia

00:54:02

Debate moderado por Estrela Serrano, com a participação, em estúdio, de Helena Garrido, redatora principal do jornal Diário Económico, Mário Bettencourt Resendes, vice presidente da Lusomundo Media e Paquete de Oliveira, sociólogo.

  • Nome do Programa: O Que Foi Mudando na Imprensa em 31 Anos de Democracia
  • Nome da série: Clube de Jornalistas II
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Estrela Serrano, Helena Garrido, Mário Bettencourt Resendes, Paquete de Oliveira, José Carlos Vasconcelos
  • Temas: História, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Moderador: Estrela Serrano. Direção de Programas: Manuel Falcão. Produção: Ana da Silva Rodrigues. Direção TV: Eva Verdú.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Debate sobre o que foi mudando na imprensa portuguesa em 31 anos de democracia, refletindo-se sobre as transformações que esta provocou no jornalismo, recorrendo-se a imagens de arquivo ilustrativas de alguns episódios marcantes desta evolução. Peça com imagens de arquivo, a ilustrar a retrospetiva cronológica da evolução da imprensa em 31 anos de democracia, Revolução de 25 Abril de 1974, 11 de Março, primeiras páginas dos jornais "O Século", "Diário Popular", "A Capital, "Diário de Lisboa", "República", "Jornal Novo", "O Jornal", "O Tempo, "A Luta", "O País, "O Diário", "O Diabo", a revista "Opção, jornalistas, manifestações populares, plano próximo do texto do Código Deontológico dos Jornalistas Portugueses. Peça alusiva à imprensa na década de 80 do século XX, homem compra o jornal "A Bola" num quiosque de rua, planos próximos dos jornais e revista na banca do quiosque, primeiras páginas dos jornais "O Independente", "Público", "Correio da Manhã", "A Capital", "Diário Popular", "Diário de Lisboa", "Jornal de Letras", jornais económicos, "Diário Económico", "Semanário Económico", revistas femininas, "Activa", "Woman", "Elle", "Máxima", "Caras", "Cosmopolitan", "Nova Gente", jornais desportivos. Peça alusiva à imprensa na década de 90 e de 2000, marcada pelo surgimento de grupos de comunicação social e pela concentração dos media, redação com jornalistas a trabalhar ao computador, planos próximos de alguns títulos nacionais. Declarações de José Carlos Vasconcelos, coordenador editorial da Revista Visão, sobre a criação do "O Jornal".

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .