O Peso
Programa de artes plásticas, apresentado por Rocha de Sousa, sobre o peso enquanto componente da linguagem plástica, a forma como este é apercebido pelo ser humano e a influência da localização no plano da composição, da massa, da cor, do perfil, da direção, e da natureza das formas representadas na sua perceção.
Resumo Analítico
Rocha de Sousa apresenta tema do programa e insere-o em série de programas dedicados aos componentes da linguagem plástica, explicita o conceito de peso da forma plástica, a sua importância para o equilíbrio da composição da obra de arte, e as condicionantes da sua perceção, e propõe esquema de análise do problema. Mão escreve "colocação no plano"; esquemas de plano quadrangular com linhas medianas horizontal e vertical; desenho de manchas em diversas zonas do plano; mão escreve "influência da massa"; esquemas de planos quadrangulares com círculos negros de diferentes dimensões no interior; reprodução em livro do quadro "A coroação da Virgem" e de quadro representando Cristo Crucificado, ambos de autores não identificados; quadro de natureza morta com abóbora, e quadro com composição abstrata de figuras geométricas; com off de Rocha de Sousa sobre a diferente perceção consoante a distribuição no plano, o dimensão da mancha gráfica, a distribuição e peso dos elementos em pinturas de vários tipos. Mão escreve "influência da cor"; esquema de plano quadrangular com círculos claro e escuro; quadros de pintura abstrata; com off de Rocha de Sousa sobre a influência da cor no peso dos elementos de uma composição plástica e as suas diferentes perceções. Mão escreve "influência do perfil"; esquema de plano quadrangular com círculo e figura de perfil recortado no interior; desenho; com off de Rocha de Sousa sobre a diferente perceção e peso das formas recortadas e compactas e exemplificação a partir de desenho. Mão escreve "influência da direção"; esquema de plano quadrangular com repetição de figura em diferentes direções no seu interior; quadro "O rapto das filhas de Leucipo" do pintor flamengo Peter Paul Rubens; com off de Rocha de Sousa sobre as variações de peso dependentes das direções das formas e exemplificação a partir da análise do quadro "O rapto das filhas de Leucipo". Mão escreve "influência do isolamento"; esquema de plano quadrangular com distribuição irregular de círculos no seu interior; quadro da pintora Paula Rego; com off de Rocha de Sousa acerca da forma como o isolamento das formas influencia a perceção do seu peso através da análise do esquema e do quadro de Paula Rego. Mão escreve "a natureza da forma"; pormenor de bandeira em quadro de Paula Rego; com off de Rocha de Sousa sobre a forma como as nossas conceções sobre a natureza das formas representadas pode alterar a perceção do seu peso específico; Rocha de Sousa considera o peso como um entre vários dos elementos da linguagem plástica que é preciso levar em conta na análise da obra de arte e promete a realização de programas específicos para os demais elementos.