O Museu dos Tesouros
Programa apresentado por José Hermano Saraiva, dedicado a António Medeiros e Almeida, empresário de sucesso de ascendência açoriana, mecenas e colecionador de arte, e criador da Fundação e Casa-Museu com o seu nome.
Resumo Analítico
Exterior e interior da Fundação Medeiros e Almeida, Casa-Museu, na Rua Rosa Araújo, em Lisboa, inaugurado em 2002, retratos a óleo do fundador, António Medeiros e Almeida, da sua mãe, Maria Amélia de Medeiros e Almeida, e do seu pai, João Silvestre de Almeida; exterior das instalações da Universidade de Coimbra; retrato a óleo de António Medeiros de Almeida na sua juventude; várias fotografias a preto e branco, dos anos 30, de automóveis antigos, de um modelo de competição e do jovem António ao volante; retrato do mesmo enquanto jovem; fotografia do administrador inglês da Morris, Lord Nuffield; retrato a óleo de Margarida Castelo Branco Pinto Basto, mulher de António; fotografias a preto e branco da estação de serviço Morris, do stand Morris com exemplares no seu exterior e de avião, ilustrando alguns dos negócios de Medeiros de Almeida; interior da Casa-Museu, Sala do Lago com fonte, esculturas e painéis de azulejo, pinturas; peças da colecção de ourivesaria e joalharia; pormenor dos tectos pintados. 10m32: Plano próximo de quadro do pintor holandês, Brueghel, que representa a cobrança de impostos; contador holandês, do séc. XVI, pintado com paisagens e naturezas mortas, mobiliário e tapeçaria; relógio oferecido pelo Príncipe Luís da Baviera, a Sissi, retrato da mesma, vários pormenores do relógio feito em prata, cristal e lápis-lazúli, encimado por pavão branco em cristal, chave de dar corda com pedras preciosas encastradas; várias vitrinas com relógios de mesa e de bolso; relógio de bolso em ouro e platina, comprado pelo General Junot, com certificado da Casa Breguet, de Paris; medalha pintada com rosto do General Wellington; relógio de bolso pertencente ao General Gruchy; mostra de vários outros constantes da colecção. 18m34: Interior da sala de arte sacra; pormenores de púlpito em madeira proveniente de Goa; quadros de arte sacra de pintores portugueses, da virgem com menino ao colo, esculturas em alabastro dos Evangelistas, da Escola de Coimbra, do séc. XVI; escultura em madeira da deposição de Cristo no sepulcro; várias esculturas de arte sacra em madeira, altar e retábulo de igreja em talha dourada. 20m05: Sala do Retrato: plano próximo de lareira; de autoretrato de Rembrandt; piano de cauda, porcelanas chinesas, estatuetas chinesas, mobiliário português e francês, pratas; retrato a óleo de Dona Catarina, princesa portuguesa e rainha de Inglaterra; 1ª folha do livro do Gabinete Histórico do Rei Dom João VI que oferece a Fr. Cláudio da Conceição, de 1818; relógio a lamparina de azeite; ilustrações da cidade de Tânger, espelho pertencente a Dona Catarina ladeado por desenhos retratando a própria e o seu marido; retrato a óleo de Dona Catarina e de Dom Carlos II de Inglaterra. 26m21: Exterior do Palácio da Bemposta, mandado construir por Dona Catarina onde viveu os seus últimos anos.