O Mistério da Fonte Santa

00:26:53

Neste programa, José Hermano Saraiva, visita a aldeia de Monsanto e a vila de Penha Garcia, em Idanha-a-Nova, onde destaca o seu artesanato, a sua riqueza arquitetónica e beleza paisagística.

  • Nome do Programa: O Mistério da Fonte Santa
  • Nome da série: Horizontes da Memória VI
  • Locais: Monsanto, Penha Garcia, Idanha-a-Nova
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: Artes e Cultura, História, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor e Apresentador: José Hermano Saraiva. Produtor Executivo: Diogo d´Almeida.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Denominada "Torre que fez Lucano" na aldeia de Monsanto cuja História, José Hermano Saraiva vai relatando, nomeadamente o facto de ter sido considerada em 1938 a aldeia mais bonita de Portugal, tendo recebido um prémio que foi um catavento de prata representando um galo; Torre enquadrada no casario da aldeia; Ruínas do que foram, outrora, aldeias da região; Vila de Penha Garcia e do seu quotidiano, cuja História remonta à época romana da qual foram encontrados muitos vestígios, entretanto desaparecidos; Castelo de Penha Garcia, em simultâneo o historiador vai dando conta da importância da vila e da existência de muito ouro naquela região;Albufeira do rio Pônsul; Penedo mata-cães e do penedo do galo dos quais o historiador relata as lendas que o povo conta; O primeiro relacionado com as lutas entre portugueses e espanhóis e o segundo com o período de 1830 e a Constituição, inimiga do rei D. Miguel; Realce para o património artístico de Penha Garcia, nomeadamente para uma imagem de Nossa Senhora do Leite mandada fazer por Frei Álvaro S. Paulo ou Frei Álvaro Pires de Castro, em 1469; Dos pormenores da imagem ressaltam a coroa real portuguesa que se supõe se prenda com o facto de o referido frade pretender aludir à sua antepassada (avó) D. Inês de Castro, coroada rainha depois de morta; Campos de sobreiros, local onde foi encontrado o denominado tesouro de Penha Garcia, que consistia em cerca de um kilo de ouro em objectos, o qual foi repartido e vendido e de cuja História só resta uma referência na monografia do antropólogo espanhol Juan Cabré Aguiló a quem, supostamente, terão sido vendidos alguns daqueles objectos; Vila de Penha Garcia, em simultâneo o historiador fala sobre as águas milagrosas desta região; Água que brota da montanha, enquanto o historiador relata um episódio passado com o irmão de D. João V, D. Francisco, nesta região e, eventualmente, nalguma destas fontes; Fontanário da antiga Fonte Santa onde, José Hermano Saraiva aproveita para beber um copo dessa milagrosa água e o qual se denomina hoje de Termas de Monfortinho na medida em que fica mais perto da povoação de Monfortinho do que de Penha Garcia, ainda que esta seja, a vila que ficou na História da Fonte Santa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .