O Mestre Delirante de Guimarães

00:26:15

Programa histórico-cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado a um pintor do século XVI do qual só se conhece as obras que deixou e que se encontram expostas no Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, tendo como convidado José Alberto Seabra Carvalho, Historiador de Arte e Diretor-adjunto do Museu Nacional de Arte Antiga.

  • Nome do Programa: O Mestre Delirante de Guimarães
  • Nome da série: Visita Guiada IV
  • Locais: Guimarães, Coimbra, Lisboa
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, José Alberto Seabra Carvalho
  • Temas: Artes e Cultura, Política
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paula Moura Pinheiro. Convidado: José Alberto Seabra Carvalho.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Vista panorâmica da cidade de Guimarães e do Museu de Alberto Sampaio, exterior do mesmo, imagens dos claustros, apresentadora, refere a temática do programa, destaque para tríptico "Lamentação com S. Brás e S. Jerónimo", com homens a chorar a morte de Jesus, da autoria do Mestre Delirante de Guimarães. Paula Moura Pinheiro conversa com José Alberto Serra sobre esta pintura de arte sacra do século XVI, análise dos seus pormenores, imagens do quadro "Lamentação", Oficina de Frei Carlos, séc. XVI, Retábulo da Sé de Viseu de Grão Vasco, séc. XVI, no Museu Grão Vasco, ilustração com o Convento de S. Domingos e Hospital de Todos-os-Santos, explicação das singularidades deste tríptico como o caso, no painel central, da escala dos cruxificados, a multidão na lamentação da morte de Cristo, os trajes ricos de todos os intervenientes, a presença de um negro junto a personalidades distintas, o facto de homens judeus chorarem e de Maria Madalena ostentar joias e trajes de cortesã, pintura a óleo "Nossa Senhora do Rosário dos Pretos", anónimo do séc. XVII, na Igreja de S. Pedro, Faro, gravura de Lisboa antiga com a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, nos dias de hoje conhecida como Igreja da Conceição Velha, séc. XVI, imagem do portal manuelino desta Igreja. Comentários sobre os painéis laterais do tríptico, São Miguel e Santa Margarida, do Mestre Delirante de Guimarães, 1510-30. Quadro "Senhora da Rosa", atribuído ao Mestre Delirante de Guimarães, Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, imagem da Virgem do Leite entre S. Bento e S. Jerónimo e tríptico da Lamentação com A Virgem, Maria Madalena, São Jerónimo e anjo. Fresco "Degolação de S. João Baptista", Mestre Delirante de Guimarães, 1510-30, retirado da Sala do Capítulo da Igreja de S. Francisco, em Guimarães, pormenores, comentários de como este pintor dominava a técnica de pintura a óleo e da pintura mural. Imagens aéreas da cidade de Guimarães.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .