O Jardim Desapareceu – Pt. I
Primeira parte do documentário sobre a evolução da arquitetura paisagista em Portugal, e a integração da natureza e jardins nos espaços construídos, ilustrado com os exemplos da Quinta da Bacalhoa e do Convento da Cartuxa.
Resumo Analítico
Fátima Campos Ferreira introduz o tema do programa em estúdio; crianças brincam em piscina; busto; mosaicos romanos e canteiros do ?lago com repuxos? nas ruínas romanas de Conímbriga alternado com Adília Alarcão, diretora do Museu de Conímbriga, refere aspetos da arquitetura e habitações romana, e Aurora Carapinha, arquiteta paisagista, refere o imaginário do homem e a sua influência na arquitetura; gravuras. 08m50: Exterior e jardim interior do Palácio da Vila em Sintra alternado com gravuras; Hélder Carita, arquiteto, comenta a integração das fontes e lagos na arquitetura portuguesa; gravuras de Lisboa com grafismo; habitações no bairro de Alfama; Irisalva Moita, historiadora, refere o tipo de arquitetura urbana observado em Lisboa; louças e peça com a forma de barco. 12m24: Mar e rebentação de ondas; gravuras alternado com comentários de Irisalva Moita sobre a mudança de Dom Manuel I, antigo rei de Portugal, para o centro da cidade e razões para tal; exterior da Casa dos Bicos; brasão, exterior, jardim, vinhas e tanque da Quinta da Bacalhoa em Vila Fresca de Azeitão alternado com Aurora Carapinha refere aspetos arquitetónicos da quinta; fotografias de Orlena Scoville; mural de azulejos do século XVI e fonte com água no jardim. 17m07: Thomas Scoville, dono da Quinta da Bacalhoa, almoça com a família, passeia pela quinta e comenta as dificuldades inerentes à manutenção da propriedade (legendado); fotografias; Ângela, trabalhadora da quinta, na cozinha; José Pedro Bombo, caseiro da quinta, refere em que consiste o seu trabalho e canta canção alternado com parede de azulejos; teias de aranha; jovens tomam banho no tanque da quinta; lago e jardim. 22m00: Paisagem natural; vistas de Évora; exterior do Convento de Santa Maria Scala Coeli ou Convento da Cartuxa; Padre Antão Lopes refere a proximidade dos cartuxos com a natureza e o quotidiano dos monges alternado com claustro do convento; monges executam atividades quotidianas no pomar das laranjeiras, no jardim da cela e distribuição de refeições; rega automática do pomar; vista geral do claustro, fachada e portão do convento; grafismo com retrato de Filipe II de Espanha; vista de campos; estátua e jardim estátua e jardim do Palácio dos Marqueses de Fronteira em Lisboa.