O Homem de Tavarede – Parte II

00:28:25

Segunda Primeira parte do documentário sobre José da Silva Ribeiro, encenador e ativista político, e o seu percurso de vida, incluindo referências à sua carreira militar, à atividade política, e o trabalho desenvolvido no Teatro. Destaque para o trabalho que realiza enquanto encenador, a influência da obra de Gil Vicente no Teatro de Tavarede, as peças teatrais que já foram representadas, e a relevância do teatro na tradição cultural da vila.

  • Nome do Programa: O Homem de Tavarede
  • Nome da série: Temas e Problemas
  • Locais: Tavarede
  • Personalidades: José da Silva Ribeiro
  • Temas: Artes e Cultura, História, Política
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Realização: Jorge Listopad
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Ensaio de peça de teatro e orquestra dirigido por José da Silva Ribeiro; pessoas assistem ao ensaio; José da Silva Ribeiro dá indicações aos atores; declarações de membros do grupo de teatro sobre a importância que José da Silva Ribeiro possui em Tavarede; equipa técnica executa preparativos para a peça com voz off de José da Silva Ribeiro a prestar indicações; José da Silva Ribeiro, sentado na plateia, dá indicações sobre os cenários e a luz a utilizar. 25m47: Declarações de José da Silva Ribeiro sobre o seu gosto pelo teatro, a primeira peça (opereta) que encenou em 1916, no mesmo ano em que parte para Moçambique, a sua ingenuidade e esperança, falta de conhecimento do inglês e a tradução e encenação das peças ?Conto de Inverno? e ?Romeo e Julieta? de William Shakespeare, dramaturgo alternado com José da Silva Ribeiro a preparar os atores; cadeiras da plateia da SIT; pessoas sentam-se nas cadeiras da plateia; homem toca instrumento de sopro; cortinas do teatro; José da Silva Ribeiro dirige orquestra. 31h14: Declarações de membro do grupo de teatro sobre como conheceu José da Silva Ribeiro, a relação de amizade que mantém com o próprio, as suas capacidades enquanto professor de teatro, ?Para mim, o José Ribeiro é o grande mestre de teatro nas camadas populares?; plateia aplaude peça de teatro; ator declama ?Manifesto aos Portugueses? durante peça. 33m52: Declarações de José da Silva Ribeiro sobre a influência que Gil Vicente tem no teatro de Tavarede, as primeiras peças representadas a partir de textos do mesmo, nomeadamente ?Auto da Barca do Inferno? e ?Auto da Mofina Mendes? por todo o concelho de Tavarede e a reação do público às peças, as peças ?O Velho da Horta? e ?Dom Duardos?, o fato de ninguém receber ordenado e o público-alvo do teatro ser o povo de Tavarede. 39m35: Declarações de membro do grupo de teatro sobre a colaboração de Violinda Medina, atriz amadora, que acompanha o teatro de Tavarede desde o seu início; representação de Violinda Medina durante peça de teatro. 42m54: Declarações de José da Silva Ribeiro sobre a peça representada a partir do texto ?Tartufo? de Molière, dramaturgo, em Tavarede comparado com a vista em Lisboa, a sua forma de interpretar e encenar os textos ditos ?clássicos? e o respeito que nutre pelos autores, como tem conseguido manter a atividade da SIT e do teatro, com destaque para o voluntariado das pessoas, a tradição do teatro em Tavarede com destaque para o trabalho de João José da Costa, antigo presidente da Junta de Freguesia da Tavarede, as operetas enquanto forma de reunir as pessoas e os aspetos positivos que o teatro oferece à população de Tavarede alternado com movimento de rua na vila; ensaios de peças de teatro; João da Silva Ribeiro dá indicações a atores e atrizes; plateia aplaude. 50m21: Plano em movimento da frase ?José Ribeiro homem de Tavarede uma vida-uma obra para quem quiz ouvir?.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .