O Gótico do Ciclo da Batalha

00:28:20

Programa apresentado pelo historiador de arte Pedro Dias dedicado às várias vertentes da arte portuguesa com destaque para a arte e arquitetura Gótica do século XV, conhecida por "Arquitetura do Ciclo da Batalha", tendo como referência o Mosteiro de Santa Maria da Vitória ou Mosteiro da Batalha.

  • Nome do Programa: O Gótico do Ciclo da Batalha
  • Nome da série: Imagens da Arte Portuguesa
  • Locais: Batalha, Leiria, Santarém, Guimarães, Lisboa, Silves, Lourinhã
  • Personalidades: Pedro Dias
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria, texto e apresentação: Pedro Dias. Produção e realização: Neves de Almeida.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Exterior e fachada do Mosteiro de Santa Maria da Vitória ou Mosteiro da Batalha; Pedro Dias assinala a importância do Mosteiro da Batalha numa nova fase da arquitetura Gótica portuguesa e refere aspetos históricos associados ao mosteiro e à sua criação e projeto pelo arquiteto Afonso Domingues. 06m38: Capela e Campo de São Jorge; iluminuras representativas da Batalha de Aljubarrota e do casamento do Rei Dom João I com Dona Filipa de Lencastre; túmulo de Dom João I e de Dona Filipa de Lencastre; exterior e interior do Mosteiro da Batalha destacando as naves central e laterais, claustro e capitéis; Pedro Dias refere a construção do estaleiro do mosteiro e a intervenção do arquiteto David Huguet. 14m46: Interior e exterior da Capela do Fundador do Mosteiro da Batalha, destacando-se os túmulos dos infantes, colunas, capitéis, iluminação e abóbadas e aspetos arquitetónicos exteriores do edifício; claustro real, abóbada da Casa do Capítulo e rotunda de Dom Duarte ou Capelas Imperfeitas com características associadas ao trabalho de David Huget; claustro de Dom Afonso V. 21m48: Exterior, fachada e interior da Igreja de Santa Maria da Graça ou Igreja da Graça (ou Igreja de Santo Agostinho) em Santarém e da Igreja Matriz da Lourinhã ou Igreja do Convento Santo António da Lourinhã; Paço e Castelo de Leiria destacando-se a varanda do Paço e as ruínas da Igreja de Santa Maria; claustros do cemitério e da lavagem do Convento de Cristo em Tomar e respetivos capitéis e estruturas arquitetónicas. 27m21: Exterior, fachada e interior da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira ou Real Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães; exterior e fachada da Sé de Silves; exterior e fachada do Convento do Carmo em Lisboa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .