O Expresso de Timor – Parte I

00:16:27

Primeira parte do programa apresentado pela jornalista Judite de Sousa, com exibição da reportagem "O Expresso de Timor", da autoria do jornalista José Rodrigues dos Santos, sobre a viagem do navio "Lusitânia Expresso" entre Darwin na Austrália e o mar de Timor Leste. Uma Missão de Paz a Timor organizada pelo Fórum Estudante, com o objetivo de colocar uma coroa de flores no cemitério de Santa Cruz em memória do massacre ocorrido neste local, mas inviabilizada pela Armada da Indonésia.

  • Nome do Programa: O Expresso de Timor
  • Nome da série: Primeira Página
  • Personalidades: Judite de Sousa
  • Temas: História, Política
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Judite de Sousa. Jornalista: José Rodrigues dos Santos. Imagem: Godofredo Guedes e Angelino Marques. Montagem VT: Nuno Castro e Vítor Paixão.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Darwin, 9 de março: partida do navio; estudantes a bordo preparam jantar e arrumam instalações, jornalistas na sala de imprensa, parabólicas para transmissão via satélite; jornalistas dormem; navio é sobrevoado pela aviação australiana e Indonésia, radar do navio deteta navio guerra indonésio, nascer do sol do 2º dia de viagem; navios de guerra indonésios ao largo. 19m00: Fragatas escoltam navio Lusitânia Expresso; navio indonésio em rota de colisão com navio português; António Ramalho Eanes fala com o comandante do Lusitânia Expresso, é hasteada a bandeira de Portugal. 20m58: Comunicação via rádio legendada, com aviso de que se encontram no mar de Timor, ordens para parar máquinas; casa das máquinas; comunicação legendada entre Luís dos Santos, Comandante do Lusitânia Expresso e o comandante da Fragata "PKAI", que ordena o abandono das águas indonésias e a volta para as águas internacionais; Rui Marques, porta-voz da missão Paz Timor tenta falar com as forças indonésias; comandante manda abandonar a sala de comando.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .