O Dente de Buda – Parte II

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Segunda parte do documentário apresentado por Paulo Varela Gomes sobre a permanência dos portugueses em Ceilão e Goa, no século XVI, e a evolução da intolerância religiosa face aos cultos locais.

  • Nome do Programa: O DENTE DE BUDA
  • Nome da série: O MUNDO DE CÁ
  • Locais: Goa
  • Personalidades: Paulo Varela Gomes
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Camilo de Azevedo e Paulo Varela Gomes Apresentação: Paulo Varela Gomes Genérico: Camilo de Azevedo, Nicolau Tudela e Pedro Santos Produção: Radiotelevisão Portuguesa em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses Realização: Camilo Azevedo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Início com grande plano de estátua dourada de Buda, seguida de budistas indianos em oração num templo, em voz off, explica-se a passagem dos portugueses em Ceilão no século XVI e a sua política de manutenção da multiplicidade religiosa; Buda de pedra; 3m32: Paulo Varela Gomes explica a política religiosa que os portugueses pretendiam implementar no século XVI; relato de pequena estória sobre o vice-rei português, D. Constantino Bragança e a relíquia budista que conseguiu saquear durante uma batalha contra os nativos de Ceilão - um dente de Buda; 3m52: Vistas aéreas de Kandia, em voz off, explicação sobre o reino de Kandia no século XVI; Templo do Dente com fiéis em pleno ritual; pinturas que retratam Buda Sidharta e algumas cenas da sua vida e do dente adquirido da pira funerária após a sua cremação; 5m36: Exterior do Templo do Dente; Paulo Varela Gomes fala sobre a posse do dente pelos portugueses no século XVI; 6m55: Plano próximo de mãos abertas a segurar pétalas de flores durante uma cerimónia no Templo do Dente, em voz off, explicação sobre a política portuguesa para a religião em Ceilão no século XVI; crentes colocam flores num altar, outros tocam instrumentos tradicionais cingaleses; 7m48: Grande plano e vistas da cidade de Ceilão; rio e embarcação tradicional, na qual, o apresentador continua a sua descrição sobre a política religiosa para o Ceilão do vice-rei português; 8m57: pedras funerárias do túmulo do príncipe negro de Kandia, D. João, no Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa; Paulo Varela Gomes explica esta figura histórica; fachada da Igreja de Telheiras; 10m26: Em voz off, relata-se a conversão dos cingaleses à religião católica, em simultâneo, planos do rio e ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Goa, pertencente à Ordem dos Agostinhos; 11m32: Mulheres cingalesas reúnem pedras em recipientes nas ditas ruínas; 13m04: Paulo Varela Gomes fala sobre esta Igreja e do seu construtor, D. Frei Aleixo de Menezes; 13m44: Exterior e interior do Convento de Santa Mónica de Goa; 15m11: Cingaleses manobram embarcações tradicionais em Calutara, em voz off, explica-se a passagem das princesas de Ceilão no Convento de Santa Mónica; 16m12: O apresentador junto ao rio Kaluganga, relata a conversão de cingaleses ao catolicismo no século XVI; relato de uma estória em Calutara sobre Indiril Bandara (Domingos Correia), nobre da corte de Sitavaca; 18m07: Fachada e interior do Templo Maha Saman, antigo forte português, com budistas na prática do seu culto; cingalês idoso; plano de pedra esculpida que retrata uma cena histórica; 18m53: Plano próximo de mãos de cingalês a cortarem uma fruta daquela região, em voz, relato da estória do rei de Sitavaca, Raja Singha e do rei de Kotte, Darma Palla e a insubmissão do reino de Kandia aos portugueses colonizadores; implementação da política religiosa de evangelização católica em Ceilão; 20m12: Paulo Varela Gomes explica a política de Afonso de Albuquerque de combate às religiões da Índia; relata a estória da destruição do Templo de Ganesh, de Divar; 21m30: Vistas da capela da Piedade, a partir do rio, seguidas de vistas da fachada de um templo budista; o apresentador relata um episódio de evangelização e conversão de hindus de Divar ao catolicismo, em simultâneo, vistas de Goa a partir do rio; 23m51: Vistas da Torre do Rosário; fachada da Igreja do Rosário da Velha Goa; 25m23: Vistas de rio e margens verdejantes, de seguida, Paulo Varela Gomes explica os ornamentos de uma pedra que serve de decoração às escadas da Igreja dos Reis Magos de Bardez, em Goa; relata as decisões dos portugueses no século XVI no que diz respeito às religiões budista, hindu e islamita e o derrube e destruição dos templos e mesquitas; 26m56: Vistas da Igreja dos Reis Magos a partir do rio Zuari; 27m06: Plano próximo de mãos de Paulo Varela Gomes a folhear livro antigo, o "livro do pai dos cristãos", explica em que consistia e lê excertos desse livro; 28m16: Negro 28m37: Cingaleses a caminhar numa estrada de lama em Salcete, na província de Goa, enquanto o apresentador continua a explicação do processo de conversão e evangelização dos nativos desta região da Índia; 30m00: Fachada da Igreja de Nossa Senhora das Neves, antiga fortaleza portuguesa de Rachol, aldeia de Salcete; Paulo Varela Gomes, naquela Igreja e junto ao túmulo de Diogo Rodrigues; 31m11: Fachada e interior da Igreja do Seminário Jesuíta de Rachol; pormenores da decoração, em voz off, é explicado o tipo de arte deste edifício e a cultura jesuíta nesta parte da Índia; corvo em cima de galho de árvore; 32m19: Paulo Varela Gomes destaca as formas como os padres jesuítas procediam à conversão de hindus ao catolicismo no século XVI; 33m10: Fachada da Igreja de Curturim a partir do rio, em Margão, Goa; vistas de Margão e Paulo Varela Gomes relata episódios de 1563 vividos por D. Gaspar de Leitão Pereira, bispo de Goa; explicação sobre as ramadas; 35m21: Jovens cingaleses tomam banho e despejam recipientes de água sobre si mesmos; vistas da fortaleza de Bijapur, em voz off, explicação da intolerância religiosa portuguesa na Índia; destaque para um canhão das muralhas de Bijapur; 37m07: Cingalês conduz uma bicicleta numa estrada de Bijapur; carroças de bois que carregam algodão; vistas das ruínas da fortaleza de Bijapur; 37m44: Cingaleses lavram a terra com enxadas; explicação do sistema de castas da Índia, em voz off, de seguida Paulo Varela Gomes explica as experiências relatadas por Diogo do Couto com os hindus cingaleses e brâmanes; explicação da utilização da bosta de vaca como forma de purificação; 39m09: Plano próximo de mãos de mulher a desfazer e a moldar esterco de vaca, em voz off, explica-se a tradição hindu de utilização do esterco de vaca; 40m06: Vistas e movimento de rua de Goa; mercado em Goa com destaque para os rostos dos goeses nos seus quotidianos; Paulo Varela Gomes fala sobre a administração de Goa na época; plano próximo de fruta e sacos de especiarias variadas nas bancadas do mercado local, em Goa; 41m43: Casas e edifícios de traça arquitectónica portuguesa do século XVIII, em voz off, explicação desta arquitectura; com destaque para pormenores das janelas, alpendres e pórticos; Paulo Varela Gomes fala sobre as construções hindus e portuguesas e a tradição dos alpendres; (mandapas e conversadeiras dos templos) 43m17: Fachada da Igreja de S. Francisco, em Goa com realce para o pormenor das torres poligonais; 43m59: Paulo Varela Gomes fala sobre uma lenda de Talaulim, que está na origem da Igreja de Santa Ana de Talaulim; fachada e interior desta Igreja com destaque para as cornijas do púlpito, colunas torsas, pilastras, frontões, abóbadas e arcos; 48m03: Pormenores da fachada da Basílica do Bom Jesus da Velha Goa; palmeiras; 48m57: Paulo Varela Gomes fala sobre as opiniões do holandês Linchoten, que residiu em Ceilão no século XVI, sobre os decretos intolerantes do Concílio de Goa.

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