O Coro da Igreja da Memória

00:14:20

Constituição do grupo musical e coral da Igreja da Memória ou Igreja de Nossa Senhora do Livramento e de São José, em Lisboa.

  • Nome do Programa: TV JUVENIL
  • Nome da série: TV JUVENIL
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Mãos a tocar órgão (em off Eládio Clímaco lê excerto da Bíblia e resume a história do grupo musical e coral da Igreja da Memória); jovens tocam instrumentos musicais; populares assistem à actuação dos jovens; ensaio do grupo musical e coral. 01h14m13: Jovens estudantes e trabalhadores-estudantes afirmam que ocupam os tempos livres com os ensaios do grupo musical e coral da Igreja; dirigente do coro refere ser aluno da Escola Náutica, que o padre da Igreja da Memória lhes sugeriu a formação de um grupo musical e coral, que inicialmente os fiéis consideraram os cânticos impróprios, que o grupo era composto por dez elementos, que não possuem formação musical e que o padre ajuda na composição dos temas; Maria Helena Martins Abrantes, empregada de escritório, explica que foi das primeiras raparigas a integrar o grupo, que se trata de um grupo onde a camaradagem predomina e que os ensaios a ajudam a ocupar o tempo livre. Ensaio do grupo musical e coral; Maria Emília Castelão afirma ser aluna do 7º ano do Liceu Rainha Dona Amélia, que entrou para o coro por morar perto da igreja, que foi convidada para o coro porque costumava assistir à missa; jovem trabalhadora-estudante diz que tem dezasseis anos, que ocupa doze horas com o trabalho e o estudo, que integrou o grupo há um mês no coro, que já considera os elementos do grupo seus amigos, que pertencia ao coro dos Jerónimos, que trabalha num laboratório e que gostaria de ser actriz; jovens tocam e cantam.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .