O Consumo de Arte
Programa de caráter cultural dedicado à arte portuguesa do século XX, com destaque para as formas de consumo de arte, nas suas variadíssimas vertentes, e a dinamização e divulgação do mercado da arte em Portugal.
Resumo Analítico
Mão manuseia telas de pinturas, artigos de jornais relativos ao estado de saúde de António de Oliveira Salazar, presidente do Conselho de Ministros, no final dos anos 60, imagens de arquivo RTP, a preto e branco, do comunicado do Almirante Américo Tomás, presidente da República, a anunciar a saída de Salazar e nomeação de Marcelo Caetano para o cargo de presidente do Conselho, de excerto do discurso de posse de Marcelo Caetano em 1968, e de Américo Tomás, Marcelo Caetano e ministros. Interior da Galeria de São Mamede em Lisboa, fachada da Sociedade Nacional de Belas Artes, postais em exposição da SNBA, interior de livraria e pinturas em exposição, imagens de arquivo RTP, a preto e branco, de leilão de arte, Eugénia Bettencourt, atriz, lê texto sobre a vida económica portuguesa e a especulação que envolver certos objetos e mercados nomeadamente o mercado artístico. Exposição e pinturas patentes na Galeria de São Mamede, catálogos de exposições, exposição patente em galeria, Eugénia Bettencourt, atriz, lê texto sobre a importância das galerias de arte na dinamização do mercado de arte, pinturas, estudantes de arte do Instituto de Arte e Design, fazem colagens em aula prática, exterior e interior da Escola de Arte e Comunicação com estudantes a pintarem em aula. Depoimento de Manuel Brito, da Galeria 111, sobre o mercado da arte em Portugal, esculturas expostas nos jardins do Museu de Arte Contemporânea, esculturas e pinturas patentes em museu, exterior da Sociedade Nacional de Belas Artes, e respetiva biblioteca, depoimentos de crítico de arte e de Rui Mário Gonçalves, crítico de arte, sobre a atividade da SNBA na divulgação e dinamização da arte em Portugal. Exterior da Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, imagens de arquivo RTP, a preto e branco, de mão a desenhar em gravura, gravuras, vista geral do Porto, placa e exterior da cooperativa de atividades artísticas "Árvore", professor refere aspetos da cooperativa e estudantes desenham e pintam, laboratório de revelação de fotografias, depoimento sobre a cooperativa cultural e seus objetivos. Imagens de arquivo, a preto e branco, do IV Salão dos Novíssimos do Secretariado Nacional de Informação, em 1962, pessoas nas bilheteiras e a entrarem na sala do Cinema Quarteto em Lisboa, depoimento de José Vaz Pereira, crítico de cinema, sobre cinema e a sua divulgação em Portugal. Excertos de filmes portugueses, entre os quais "Mudar de Vida" de Paulo Rocha e "Uma Abelha na Chuva" de Fernando Lopes, mão segura telas.