O Atalho – Parte II
Segunda parte do programa da autoria das jornalistas Maria Antónia Palla e Teresa de Sousa sobre a importância do desenvolvimento tecnológico e científico no desenvolvimento de Portugal e o papel das Universidades portuguesas e a sua ligação à industria.
Resumo Analítico
Pormenores de quadros da época dos Descobrimentos; miniatura de caravela; astrolábio; biblioteca. 33m10: Vivo da jornalista Teresa de Sousa sobre o recuo do ensino em Portugal durante o Estado Novo e a Reforma Veiga Simão, de 1970. 34m14: João Carlos Espada, professor universitário, explica o papel da Democracia na mudança de mentalidades. 36m31: Coimbra, fachada de edifício do Departamento de Engenharia e Eletrónica desta escola; estudantes e professores no interior deste edifício. 37m30: Professor deste departamento diz acreditar que um país como Portugal pode recuperar o atraso e entrar na 3ª Revolução Industrial e explica como. 38m26: Porto, edifício da Faculdade de Engenharia; professor desta Faculdade diz que a juventude dos professores e a melhoria das condições de trabalho permitem, hoje, mais e melhores resultados na investigação desenvolvida nesta escola. 40m18: Lisboa, fachada de Instituto Superior Técnico.; 40m44: vivo da jornalista Teresa de Sousa sobre a importância da entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia (CEE) para o avanço tecnológico e científico do país. 41m18: José Tribolet, Reitor da Universidade Técnica de Lisboa, defende que os melhores licenciados portugueses devem completar a sua formação no estrangeiro. 44m37: Porto, jornalista Maria Antónia Palla entrevista aluno finalista de Eletrotecnia que fez o primeiro robot português e explica quanto tempo levou a conceber esta máquina; maqueta deste robot. 48m03: João de Deus Pinheiro, Ministro da Educação, defende que é preciso identificar os objectivos que Portugal quer atingir com o sistema de ensino e, depois, elaborar um programa que permita atingi-los; crianças tocam música em computador. 52m49: Coimbra, Teresa Mendes, professora da Universidade desta cidade que orientou experiência informática com alunos de 12 escolas do distrito, afirma que o uso de computador no ensino influência a forma como os alunos aprendem. 55m35: Braga, responsável pelo programa Minerva (que procura introduzir o computador no ensino), diz que mesmo sem dinheiro têm estado a trabalhar neste projecto; vivo da jornalista Teresa de Sousa. 57m51: José Tribolet dá a sua opinião sobre o papel do Governo no desenvolvimento tecnológico.