O Açor e as Estrelas

00:32:38

Programa apresentado pelo professor e historiador José Hermano Saraiva na Ilha de São Miguel dos Açores, sobre a descoberta e o povoamento da região, e posterior desenvolvimento comercial e religioso.

  • Nome do Programa: O Açor e as Estrelas
  • Nome da série: Gente de Paz
  • Locais: Arquipélago dos Açores
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Carlos Rodrigues. Realizador: Luís Miranda.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Torre da Igreja Matriz da vila de Povoação; José Hermano Saraiva explica a razão do nome da vila, comenta a sua descoberta e o povoamento da Ilha de São Miguel, mostra enxada primitiva, a produção e recursos agrícolas, a chegada dos portugueses ao Ilhéu de Vila Franca e aos Açores destacando os obstáculos dos vulcões alternado com exterior da Ermida de Santa Bárbara; navio grego encalhado; vistas da vila e espaços circundantes; campo cultivado; vistas de Vila Franca; furnas; furnas; porto de abrigo artificial construído numa cratera de vulcão. 10m40: José Hermano Saraiva refere a construção da Igreja de São Miguel Arcanjo, em Vila Franca, destacando a influência de Rui Gonçalves da Câmara, capitão do donatário da ilha, o terramoto de 1522 e respetivas consequências, o declínio de Vila Franca e o advento de Ponta Delgada enquanto principal cidade dos Açores alternado com pórtico, rosácea e exteriores da igreja. 15m11: Destaque para as influências americanas e inglesas nos Açores e para a figura de Thomas Hickling, comerciante norte-americano e vice-cônsul dos EUA com os Açores alternado com exterior da residência e retrato de Thomas Hickling. 20m25: Barco atracado; referência às potencialidades económicas da ilha e os mercados internacionais destacando o trigo, açúcar e pastel, a pesca, a fundação da Associação Promotora da Agricultura, o chá, a exploração pecuária e o contrabando alternado com vacas e cavalos a pastar; plano geral da Igreja de São Pedro; José Hermano Saraiva comenta a arte barroca representada nos monumentos religiosos da região, explica os símbolos representados na bandeira dos Açores e despede-se dos telespetadores alternado com as fachadas da Igreja de São Pedro, Igreja Matriz de São Sebastião (com pórticos manuelinos e barrocos), Igreja de São José (antigo Convento dos Franciscanos), Igreja da Esperança (com iluminações para as Festas do Senhor Santo Cristo à noite) e Colégio dos Jesuítas; bandeira dos Açores hasteada; edifícios em construção.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .