O 25 de Abril Três Anos Depois – Parte II

00:52:50

Segunda parte do documentário sobre os primeiros anos pós-revolução de 25 de Abril de 1974, ilustrado com imagens de arquivo.

  • Nome do Programa: O 25 de Abril Três Anos Depois
  • Nome da série: O 25 de Abril Três Anos Depois
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José António Saraiva, Álvaro Cunhal, António Ramalho Eanes, Otelo Saraiva de Carvalho, Octávio Pato, Ernesto Melo Antunes
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: José António Saraiva. Realização: José Elyseu.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Introdução por José António Saraiva; nacionalizações da banca e seguros; bairros de lata e casas ocupadas por retornados das ex-colónias. 54m01: Álvaro Cunhal, secretário-geral do PCP, fala acerca da reforma agrária; declarações de trabalhadores agrícolas alentejanos. 57m43: Ocupação da Rádio Renascença e jornal República, por militantes da esquerda revolucionária, a 27 de Maio de 1975; comício do PS na Alameda, em Lisboa: Mário Soares, secretário-geral discursa criticando o primeiro-ministro Vasco Gonçalves. 01h01m07: Manifestação de apoio a Vasco Gonçalves e discurso em Almada. 01h03m59: Declarações do Chefe do Estado-Maior do Exército, Carlos Fabião, sobre a polémica instalação do quartel do CICAP (Centro de Instrução Auto do Porto), no Porto. 01h07m50: Juramento de bandeira revolucionário no Ralis; assalto à embaixada de Espanha, em Lisboa, como represália dos revolucionários portugueses contra a execução de separatistas bascos; destruição das sedes do PCP no Norte; “Documento Melo Antunes”, apresentado por alguns militares do MFA, contra o modo como estava a ser conduzido o processo político; Vasco Gonçalves reage ao documento. 01h11m08: Reunião geral da assembleia do MFA, em Tancos, a 5 de Setembro de 1975; posse de Pinheiro de Azevedo, como primeiro-ministro, a 19 de Setembro do mesmo ano. 01h13m50: Concentração na Praça do Comércio: discurso de Pinheiro de Azevedo ladeado por Mário Soares e Francisco Sá Carneiro; confrontos na assistência ao que Pinheiro de Azevedo responde "O povo é sereno, é apenas fumaça". 01h15m39: Assembleia Constituinte é cercada por operários; militar lê mensagem de Otelo Saraiva de Carvalho; declarações de Pinheiro de Azevedo no fim do sequestro; acontecimentos ligados ao 25 de Novembro de 1975. 01h21m36: Jornalista António Santos anuncia no Telejornal a ocupação, por várias unidades das Forças Armadas, dos estúdios do Lumiar e Emissora Nacional. 01h22m28: Paraquedistas leem manifesto; declarações de oficial paraquedista sobre a tomada de bases; Ralis e depósito militar de Beirolas; declarações do Capitão Clemente, em estúdio; declarações de Melo Antunes sobre a ação dos paraquedistas; coluna do Exército avança sobre Lisboa; populares cercam a base aérea nº5 de Monte Real; Major Ramalho Eanes fala dos apoios que recebeu na ação contra o golpe de extrema-esquerda; Eanes discursa na qualidade de chefe de Estado-Maior do Exército; campanha eleitoral para as presidenciais em 25 de Abril 1976: Octávio Pato, candidato do PCP; Otelo Saraiva de Carvalho em campanha eleitoral; Ramalho Eanes discursa em Alcains, sua terra natal.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .