Novos Horizontes
Primeiro programa da autoria de Joaquim Miranda sobre a Centro de Recuperação de Crianças Inadaptadas de Lisboa.
Resumo Analítico
A CERCI de Lisboa que acolhe crianças e jovens com deficiência mental e cria oportunidades de desenvolvimento e competências para os mesmos com o objetivo de integrar alguns na nossa sociedade, exterior da CERCI de Lisboa. Crianças e jovens com deficiência em diversas atividades na CERCI de Lisboa. Entrevista a Jaime Calado, Presidente da CERCI de Lisboa, sobre esta instituição que nasceu no dia 13 de outubro de 1975 por pais com filhos deficientes que se viram forçados a criar a própria escola para as necessidades dos filhos. Jovens com deficiência numa aula de ensino especial, jovens fazem exercícios escolares em caderno, exterior e interior das oficinas, jovens deficiente numa oficina aprendem a fazer trabalhos de carpintaria e serralheiro, jovens com professora de ensino especial fazem exercícios escolares num caderno, jovem passa a ferro, jovem cozinha no fogão, jovem coloca pratos na mesa, jovens com deficiência mental com ajuda de educadora recortam desenhos. Entrevista a Alice Pereira dos Santos, Técnica de Serviço Social da CERCI de Lisboa, sobre o problema de haver famílias monoparentais com filhos deficientes, agravado com a idade dos pais, falta de técnicos, médicos, entre outros problemas. Educadora com crianças com eficiência mental recortam desenhos e pintam esses mesmos recortes, sala com crianças que fazem trabalhos manuais e atividades lúdicas. Entrevista a Julieta Sanches, mãe de uma jovem deficiente que só tem a dizer bem desta instituição que acolheu a sua filha com deficiência profunda, intercalada com planos da sua filha entre outros. Entrevista a Conceição Moita, responsável pela organização pedagógica da CERCI de Lisboa, em que esta instituição organizada com dois centros educacionais e outro profissional. Educadora numa sala com crianças deficientes profundas. Continuação da entrevista a Jaime Calado sobre os problemas económicos e financeiros da instituição, intercalada com crianças a comer em refeitório. Crianças e jovens em atividades lúdicas, alguns com deficiência mental profunda.