Nomeação de Francisco da Costa Gomes para presidente da República

00:11:08

General Francisco da Costa Gomes é nomeado presidente da República, pela Junta de Salvação Nacional, e nomeia o Brigadeiro Vasco Gonçalves para primeiro-ministro, na sequência do pedido de renúncia do General António de Spínola da presidência da República.

  • Nome do Programa: ACTUALIDADES DA SEMANA
  • Nome da série: ACTUALIDADES DA SEMANA
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Francisco da Costa Gomes, António de Spínola, Vasco Gonçalves
  • Temas: Política
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

General António de Spínola lê comunicado em que renuncia à presidência da República afirmando "perante a total impossibilidade de, no atual clima, se construir uma democracia autêntica ao serviço da paz e do progresso do país renuncio ao cargo de Presidente da República", na sequência das suas propostas serem rejeitadas pela Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA), pela Junta de Salvação Nacional (JSN) e pelo Conselho de Estado. Discurso do General Francisco da Costa Gomes sobre os motivos pelos quais aceitou o cargo de presidente da República, elogia António de Spínola destacando a importância do seu livro "Portugal e o Futuro" e comenta o processo de descolonização em curso. Cerimónia da tomada de posse do Brigadeiro Vasco Gonçalves como primeiro-ministro do 3º Governo Provisório, que inclui a assinatura e leitura do ato de posse por Luís D´Orey Pereira Coutinho; Francisco da Costa Gomes saúda Vasco Gonçalves que agradece e discursa afirmando que "considero a maior honra da minha vida o facto de ter sido hoje empossado por Vossa Excelência no cargo de Primeiro Ministro do Governo Provisório da República Portuguesa" e "o meu programa é o estrito cumprimento do programa do Movimento Forças Armadas"; Vasco Gonçalves abraça Francisco da Costa Gomes e recebe cumprimentos.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .