No Coração da Lusitânia

00:31:05

Programa conduzido pelo professor Vasco Mantas sobre a presença romana e do povo lusitano em Mérida e Cáceres em Espanha e no norte de Portugal nas regiões de Idanha-a-Nova, Monsanto, monte de Santo Antão, Viseu, Bobadela, Midões, Póvoa de Midões e Almofala.

  • Nome do Programa: No Coração da Lusitânia
  • Nome da série: PORTUGAL ROMANO
  • Locais: Idanha-a-Nova
  • Personalidades: Vasco Mantas
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Texto: Vasco Mantas.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Vasco Mantas refere aspetos da romanização no território português e o povo lusitano que residia nos Montes Hermínios, atual Serra da Estrela alternado com paisagem de montanhas e rochas cobertas de neve na Serra da Estrela; fotografias e gravuras ilustrativas das ruínas de Emerita Augusta, antiga capital da Lusitânia e atual Mérida em Espanha, nomeadamente de templos, teatro e anfiteatro, arena, ponte sob o rio Guadiana, Aqueduto dos Milagres e mosaicos. 09m24: Vasco Mantas destaca a importância estratégica de Cáceres em Espanha; Ponte Romana de Alcântara sob o rio Tejo e respetivos arcos, pilares e inscrição da data de construção; pequeno templo do culto imperial e espaço circundante com vegetação; habitações e fachada da Capela de São Sebastião com placa alusiva ao "Museu Lapidar Igeditano" em Idanha-a-Nova alternado com pedras com inscrições; muralha; exterior e interior da Catedral visigótica de Egitânia; torre de menagem templária; vestígios de construção romana. 17m16: Ponte medieval sob o rio Pônsul; fachada da Capela de São Dâmaso onde está instalado o Museu Egitaniense; artefactos arqueológicos em exposição com destaque para relevo fálico; exterior do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, instalado no antigo Paço Episcopal, em Castelo Branco; estatueta de azinho encontrada em Idanha; pedra com inscrição; rochedos no monte do Castelo de Monsanto e vistas da aldeia e arredores. 20m34: Vasco Mantas salienta a importância estratégia e militar do percurso percorrido durante o programa e no Museu Regional da Guarda (MRG) alternado com ruínas da Torre de Centum Cellas (monumento lítico) situada no monte de Santo Antão perto de Belmonte; ara com inscrições dedicada à Deusa Vitória, conservada no Museu Municipal da Figueira da Foz; estátua de tronco imperial com traje militar. 24m05: Marcos miliares da estrada de Mérida expostos no MRG; ruínas do acampamento de Viseu que serviu de base militar contra os lusitanos; estátua de Viriato na Cava de Viriato; troço com pavimento romano; ribeira; vestígios de balneário romano; cipo com inscrição; troncos e ramos; arco romano e exterior de igreja em Bobadela no concelho de Oliveira do Hospital; cabeça de estátua de imperador não identificado no Museu Machado de Castro em Coimbra. 30m08: Exterior de capela e pedras com inscrições embutidas em parede em Midões; pedra com inscrições na Póvoa de Midões; ruínas de antigo templo romano em Almofala no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .