Nas Redes de Neptuno

00:27:00

Uma reportagem na Ilha de S. Miguel, no arquipélago dos Açores, onde se documenta a última saída para o mar das embarcações que praticam a tradicional "pesca de cerco", com mergulhadores que acompanham a captura de peixe pelas redes submersas. Esta prática foi proibida pelos regulamentos ambientais e levou à interdição desta arte pescatória no arquipélago.

  • Nome do Programa: Nas Redes de Neptuno
  • Nome da série: Planeta Azul
  • Locais: Arquipélago dos Açores, Ilha de São Miguel
  • Personalidades: Silvia Alves
  • Temas: Ambiente e Energia
  • Canal: RTP 2
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Filmagens subaquáticas: Cardume de peixes, mergulhadores estendem as redes e voltam repetidamente à superfície para respirar, rede cheia é içada. Homem conduz mota com caixa onde transporta redes de pesca, pescadores desembaraçam redes; homens nas rochas pescam com canas; declarações de Miguel dos Santos, Pescador, plano das mãos, pp olhos; embarcação navega, cais, barcos, pescador tira água de dentro de barco com copo; declarações de Liberato Fernandes, Sindicato Pescadores; Jorge Fontes, Biólogo - Universidade Açores; João Pacheco dos Santos, Pescador; Emanuel Cordeiro, Pescador, que cose rede; Eduardo Isidro, Biólogo; António Vital e João José Pacheco, Pescadores. Porto de Lagoa: Pescadores preparam redes para a última saída; declarações de Marcelo Pamplona, Direcção Regional Pescas Açores; barcos navegam, homens vestem fatos de mergulho, Mestre João mergulha, pescador nos rochedos reage com desagrado; Águas Vivas venenosas debaixo de água; pescadores remam, mergulhadores preparam redes, mergulham levando canas de bambu com sacos de plástico na ponta. Imagens subaquáticas: mergulhadores fazem batida nas águas com canas, colocam rede, prendem redes com pedras, cardumes, içam saco com peixes. Pescadores içam redes com peixe para o barco, pescaria no chão da embarcação, homens puxam barco para terra, peixe é dividido em caixas, pescadores despem os fatos de mergulho, pp olhos de Mestre João; pôr-do-sol.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .