Namíbia III – Parte II

00:24:40

Segunda parte do programa apresentado pelo jornalista José Mensurado, com a terceira duma série de três reportagens da autoria do jornalista Mário Crespo sobre a situação de conflito na Namíbia, destacando a geoestratégia na África Austral, as movimentações para a independência do país, os conflitos e provocações de tropas angolanas e sul-africanas ao longo da fronteira entre a Namíbia e Angola, os interesses americanos e soviéticos na região, e a retirada de tropas cubanas de Angola, temas explorados e suportados em testemunhos de protagonistas militares e políticos dos países em questão.

  • Nome do Programa: Namíbia III
  • Nome da série: Telemundo
  • Locais: África do Sul
  • Personalidades: José Mensurado, Mário Crespo
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Mensurado. Jornalista: Mário Crespo. Realização: Isabel Costa.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Risquet diz que Cuba ficará a lucrar com a saída de Angola pois deixará de ter gastos com as suas tropas naquele país; Crocker justifica a mediação norte-americana ter começado em vésperas de eleições presidenciais no seu país com o facto de só nesta altura as partes envolvidas se terem mostrado interessadas em conversar; diz que há um impasse no plano militar e admite que a independência da Namíbia e a saída das tropas cubanas de Angola são, ao mesmo tempo, uma questão internacional e um assunto regional. 34m43: Vista de planície africana; Mário Crespo, dentro de veículo, assiste a aterragem de helicóptero militar; vista aérea do Cabo da Boa Esperança; África do Sul, populares na rua; estrada; submarino Daphné em doca; réplica de caravela; tropas sul-africanas em manobra de submarino; vaso de guerra; base naval do Reino Unido em Simon´s Town; Casa do Almirantado Britânico e canhões portugueses; doca seca; vista aérea de Simon´s Town. 39m30: Vivo de Mário Crespo sobre a importância geoestratégica da Rota do Cabo; aviões militares em hangar; Dakota na pista; interior de avião militar; aeronaves da aviação sul-africana patrulham costa; radar de avião; vivo de Mário Crespo sobre o procedimento das patrulhas aéreas da África do Sul na Namíbia; vista aérea de navios pesqueiros soviéticos ao largo da Namíbia. 44m44: Botha afirma discordar da proposta soviética que quer fazer coincidir a retirada de tropas sul-africanas da Namíbia com a saída dos militares cubanos de Angola; diz que o seu país é uma potência na África Austral e que tem uma palavra a dizer para a solução dos conflitos naquela região; espera que a União Soviética compreenda o poder regional do seu país. 49m41: Crocker garante que o seu país não tem uma relação de apoio militar com a África do Sul; afirma que os soviéticos não têm tropas em Angola, só os cubanos e que os Estados Unidos não querem humilhar ninguém; aborda ainda a política americana para a África do Sul, afirmando que as sanções económicas a impor ao país pela comunidade internacional não irão apressar o fim do apartheid, contribuindo apenas para afetar a economia e as pessoas daquele país.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .