Nadir Afonso

01:13:06

Programa apresentado por Anabela da Mata no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, que organiza e produz em articulação com o Museu Nacional Soares dos Reis, uma exposição retrospetiva do arquiteto e pintor Nadir Afonso, que aborda a primeira metade do percurso artístico desenvolvido entre 1930 e 1960 intitulada "Sem Limites", no ano em que este artista comemora o seu 90º aniversário, e a entrevista biográfica conduzida pelo jornalista Carlos Pinto Coelho sobre a sua obra e percurso artístico tendo como cenário o atelier do Rei Dom Carlos no Palácio Nacional da Ajuda e tomando como ponto de partida a sua exposição "Sem Limites".

  • Nome do Programa: Nadir Afonso
  • Nome da série: Conversa Maior
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Carlos Pinto Coelho, Nadir Afonso, Anabela da Mata
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP Memória
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Anabela da Mata. Produção: Elsa Estrela e Higino Cruz. Realização: Vítor Barreto
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Anabela da Mata entrevista Adelaide Ginga, Curadora sobre a exposição; vários quadros com o percurso inicial de Nadir Afonso; destaque para o seu primeiro quadro a óleo "Rua da Cadeia", de 1935, pintura sobre a cidade do Porto, quadro "Évora Surrealista", um dos quadros que revela a influência da sua entrada no grupo dos "Independentes", no Porto; pinturas "Máquinas de Costura", "Demogorgon", que já demonstram influência geométrica, pinturas demonstrativas desta tendência; período barroco dos anos 50 com quadros abstratos e com dualidade cromática, referências ao período egípcio. 10h07m52: Sala Illimité com o período áureo do artista, destaque e explicação de vários quadros, tela com cavalete. Núcleo das cidades, numa outra sala, onde retrata ambientes urbanos com linhas de fuga, planos geométricos e escolhas policromáticas, Adelaide Ginga refere a inauguração da Fundação Nadir Afonso, em Boticas, Chaves, sua terra natal. 10h12m37: Palácio Nacional da Ajuda, Atelier de Pintura do Rei Dom Carlos: jornalista Carlos Pinto Coelho entrevista Nadir Afonso, fazendo primeiro breves referências biográficas. Nadir Afonso fala sobre a sua paixão pela pintura, o seu curso de Arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, o facto da pintura obedecer a leis matemáticas para a construção de uma obra de arte, o desacordo com os estetas, a pintura de Pablo Picasso, que conheceu, a sensibilidade e intuição para a perceção pura das formas. 10h34m48: Carlos Pinto Coelho mostra livro do artista e seleciona um quadro "Sevilha Século XXI", onde Nadir aponta um erro e corrige com uma caneta o equilíbrio geométrico preenchendo um negro. Comenta o agudizar da sensibilidade, que advém da idade e da prática, e lhe permite detetar e corrigir erros nas suas obras. 10h42m02: Carlos Pinto Coelho aponta no livro a pintura "Les Spirales", de 1954, e Nadir Afonso conta a estória que envolveu a sua criação em Paris, a visita de Vasarely, Pintor francês, e a ajuda que lhe deu para a conceção de uma forma harmónica que lhe faltava, (ambos individualmente encontraram a mesma forma); esta pintura foi convertida em selo pelos Correios de Portugal. 10h51m44: Nadir Afonso relembra episódio no Brasil com Óscar Niemeyer, arquiteto sobre o seu processo criativo, a escolha da cor no nascer da obra, na harmonia das formas geométricas, na conjugação do binómio forma-cor. 11h00m15: Nadir comenta a pouca relevância do local geográfico para a sua criação artística; explica quadro constante do seu livro numa perspetiva de morfometria, e fala sobre o seu afastamento do "mundo" e a sua necessidade de refúgio, do seu clube de futebol, de Deus e da família. Exterior do Palácio Nacional da Ajuda.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .