A Utilidade dos Museus
Programa de artes plásticas apresentado por José Luís Porfírio dedicado à importância sócio-cultural dos Museus e a sua relação com o público em geral, e com destaque para as exposições de pintura do artista holandês Karel Appel e de gravuras "Desastres e Misérias da Guerra" patentes em Lisboa.
Resumo Analítico
Idosos no Jardim 9 de Abril, junto ao Museu Nacional de Arte Antiga; José Luís Porfírio entrevista idosos sobre o Museu Nacional de Arte Antiga. 06m02: José Luís Porfírio analisa e resume as declarações de entrevistados e apresenta convidados intercalado com quadros deste Museu; depoimentos de monitora estagiária do Museu sobre a importância de aproximar os museus do público, de Maria, aluna do curso de conservadores de museus, sobre a urgência de mudar a ideia que o público tem dos museus e do conservador do Museu, acerca da função dos museus, da forma como estes atuam e do seu impacto junto da população. 14m03: Depoimentos de Leonor, monitora do MNAA sobre a interação entre os serviços de educação do museu e o público, e de Maria sobre a necessidade de adaptação dos museus às exigências do público e de adotar medidas de aproximação às pessoas através de exposições itinerantes e a realização de inquéritos de conhecimento do público. 21m20: "Exposições": fotografia de Karel Appel; pinturas da exposição do artista patente na Galeria Quadrum, em Lisboa; Rocha de Sousa, crítico de arte fala sobre as características ideológicas e estéticas de Karel Appel e do movimento de vanguarda holandês CoBrA intercalado com quadros de Karel Appel e imagens alusivas a temáticas abordadas na obra do artista. 26m19: Quadros de Karel Appel, o seu significado, as temáticas, as personagens, características técnicas e receção da sua pintura. 31m20: Exposição de gravuras "Desastres e Misérias da Guerra" patente na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Maio de 1974; Rocha de Sousa apresenta a exposição e entrevista Fernando Rau, proprietário das obras expostas e organizador da exposição, sobre o carácter didático da exposição, a função social do colecionador de arte, a crítica à indiferença do Estado perante a arte e ao imobilismo dos conservadores de museus no geral e à situação do Museu Nacional de Arte Contemporânea, do espólio Teixeira Gomes e do legado Anastácio Gonçalves. 38m47: Declarações de Fernando Rau sobre as causas da apatia do Estado e crítica a compra de arte como investimento; gravuras expostas com destaque para a função social da arte e a mensagem da exposição. 40m58: Imagens de arquivo alusivas à guerra colonial: bombardeamento a partir de vaso de guerra no rio, desembarque de tropas, combate, progressão de formação de blindados, avanço de tropas, queimar de cadáveres e bombardeamentos intercalado com gravuras do pintor flamengo Durer representando os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, do pintor flamengo Bruegel, dos pintores fanceses Daumier e Rouault, e dos pintores espanhóis Goya e Picasso alusivas à revolta anti napoleónica de 1808 e à guerra civil de Espanha com comentários de Rocha de Sousa sobre o significado das peças expostas.