Museu Nacional Etnologia
Programa apresentado por Paula Moura Pinheiro e dedicado à coleção africana do Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, considerada uma das melhores do mundo, conforme nos explica o convidado Joaquim Pais de Brito, Antropólogo.
Resumo Analítico
Exterior do edifício do Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, interior do museu com artefactos tradicionais em exposição, Paula Moura Pinheiro, apresentadora, faz o resumo do tema a tratar, capa do catálogo da exposição do Museu de Arte Africana de Nova Iorque, intitulado "In The Presence of Spirits", feita exclusivamente com peças do Museu Nacional de Etnologia de Lisboa. Globo terrestre com destaque para a Península Ibérica e o território de Portugal com a cidade de Lisboa assinalada, vistas da cidade de Lisboa, rio Tejo e Ponte 25 de Abril, esfera armilar junto ao Padrão dos Descobrimentos, em Belém, jardim de Belém, exterior do Mosteiros dos Jerónimos, exteriores do Museu Nacional de Etnologia. Comentários de Joaquim Pais de Brito, Antropólogo e Diretor do Museu Nacional de Etnologia, sobre o núcleo Exposição Permanente "Animais como Gente, Máscaras e Marionetas do Mali" máscaras africanas do Mali, peças festivas e comunitárias, excerto de imagens de festa de marionetas de Kirango - Markala do Mali em 2002 onde mulher africana fala com as máscaras usadas por rapazes solteiros, enquanto os ferreiros esculpem as marionetas e as máscaras, os rapazes das associações de jovens são os donos das danças, os promotores ativos do teatro e ainda os músicos, as mulheres, as cantoras do evento, são igualmente importantes porque dão voz às máscaras e marionetas. Destaque para máscaras de animais, antílope, crocodilos, peixe, hipopótamo, camaleão, que entram nos teatros das comunidades, fotografia de máscara antiga, excerto de filme de performance no Mali com bonecreiros a dançar ao som de tambores dentro de máscaras em Bambugu, Mali em 2002, máscaras de animais. Conversa sobre Jorge Dias, Etnólogo português de referência, fotografias do mesmo e da sua mulher, Margot Dias, em Mueda e Mungwe, Moçambique, seu caderno de apontamentos, desenho de medidas de arado da autoria de Fernando Galhano, desenhador que acompanhava a equipa de Jorge Dias, grafismo com capas dos livros "Os Arados Portugueses e as suas prováveis origens" e "Vilarinho da Furna, uma aldeia comunitária" de Jorge Dias. Destaque para chocalho de cão, trazido de Planalto Maconde, Moçambique, por Margot Dias, suas fichas de apontamentos, excerto de filme de uma oleira maconde de Moçambique em atividade, cachimbo africano de um soba de Angola, Joaquim Pais de Brito comenta o valor dos artefactos etnográficos não só pela sua antiguidade no tempo mas pelo seu uso tradicional. Fotografias dos índios Guajá no Alto Xingu, Brasil, várias esculturas africanas em exposição, roldanas de tear da Costa do Marfim, apitos de caça, figuras mágico-religiosas como relicários, amuleto de caça, busto de homem branco, botas em miniatura, palmatória, estatueta de mulher com filho ao colo, representações do homem branco, soldados e caçador com cão feito pela tribo Chokwe, de Angola. Exposição Permanente "Matéria da Fala: Tampas de Panela com Provérbios" mapa de Angola com destaque para a zona de Cabinda, conjunto de tampas de panela com pegas figurativas, discos em madeira destinados a cobrir as panelas de terracota, em que os cabindas cozinhavam e se serviam da sua comida, sineta, trompa, bastão e tambores. Exposição Permanente "A Brincar e Já a Sério, Bonecas do Sudoeste de Angola" mapa de Angola com destaque para a zona sudoeste, bonecas com penteados africanos, bonecas mwila de barro, fotografias de raparigas jovens de costas com cabeleira de missangas e contas, de mulher com penteado feito com canas, osso e resina e ostentando bijutaria da sua tribo, destas bonecas algumas são amuletos de fecundidade, usadas por mulheres e raparigas em busca da concretização da maternidade, e outras brinquedos de menina. Exposição Permanente "Franklim Vilas Boas com o olhar de Ernesto de Sousa" peças de madeira de Franklim Vilas Boas, Escultor português, bacalhau com cabeça de tartaruga, fotografia a preto e branco de Ernesto de Sousa a olhar para uma obra de Frankelim , figuras escultóricas de animais, destaque para cabeças. Sucessão de várias peças de artes africana, algumas já anteriormente referenciadas.