Museu Nacional do Teatro
A jornalista Paula Moura Pinheiro apresenta o programa no Museu Nacional do Teatro e convida a actriz Carmen Dolores, o escritor e dramaturgo Jacinto Lucas Pires, Miguel Seabra, fundador do Teatro Meridional, o cenógrafo José Manuel Castanheira, e José Carlos Alvarez, director do Museu Nacional do Teatro, para partilharem histórias e memórias do Teatro em Portugal.
Resumo Analítico
10h00m51: Exterior do Museu Nacional do Teatro; Paula Moura Pinheiro, cumprimenta e conversa com José Carlos Alvares, que fala do palácio que alberga o Museu; placa na fachada a indicar "Museu Nacional do Teatro". 10h02m59: Apresentadora conversa com Carmen Dolores, na Sala das Memórias, sobre as suas vivências enquanto actriz; retrato a carvão de Amélia Rey Colaço, da autoria de Maria Adelaide Lima Cruz, 1945; capa do livro "Fotobiografias Século XX: Amélia Rey Colaço" direcção de Joaquim Vieira; página de uma "Tabelade Serviço" de 19 de Julho de 1955, com um louvor a Rogério Paulo; retratos de Mariana Rey Monteiro, óleo de Antoine Senels, s/d, de Lucinda Simões, óleo de Carlos Galhardo, 1895, e de Palmira Bastos, óleo de R. Esteves, 1939; escultura "Emília das Neves", da autoria de Soares dos Reis, 1887; fotografias a preto de Palmira Bastos; capa do livro "Teatro Moderno de Lisboa: (1961-1965): um marco na história do teatro português" de Tito Lívio com colaboração de Carmen Dolores. 10h14m15: Paula Moura Pinheiro conversa com Carmen Dolores e com Jacinto Lucas Pires, na Sala do Texto; capa da obra "Mère courage" de Bertolt Brecht, que pertencia a Amélia Rey Colaço em 1959 e onde a actriz escreveu "Um sonho que me não é consentido!!!" e onde se pode ler "Reprovada" pelo carimbo da censura; página de rosto da obra "Os chapéus de chuva" de Fiama Hasse Pais Brandão, prefácio de Urbano Tavares Rodrigues; manuscrito do censor; página de rosto da primeira edição "Frei Luíz de Sousa" theatro de J. B. de Almeida Garrett, 1844, acompanhada de retrato do autor; imagens de arquivo de uma encenação de Listopad com Carmen Dolores; Carmen Dolores, mostra o texto manuscrito, quando desempenhou o papel de Maria de Noronha e Madalena; capa do livro "Retrato inacabado: memórias" de Carmen Dolores; capa da obra "Nome de Guerra" de José de Almada Negreiros; capa de obras de Jacinto Lucas Pires com destaque para "Para averiguar do seu grau de pureza", "Figurantes e outras peças", "Universos e frigoríficos". 10h24m56: Paula Moura Pinheiro conversa com Jacinto Lucas Pires e com Miguel Seabra, actor e encenador, na Sala do Actor; retratos de Mário Viegas, enquanto actor. 10h33m49: Apresentadora fala com Miguel Seabra, na Sala dos Figurinos; figurino (traje) de teatro de Almada Negreiros e costurado pelo próprio; figurino (vestuário) da autoria de Paula Rego; figurino "Arlequim", que representa uma personagem da comedia dell'arte; figurino vestido pela Glicínia Quartim; retratos a preto e branco da actriz Glicínia Quartim; breve excerto da peça de teatro "Por detrás dos montes", Teatro Meridional. 10h39m20: Paula Moura Pinheiro conversa com José Manuel Castanheira, que mostra a sua maquete da cenografia feita para o Teatro Experimental de Cascais, para uma versão da peça "Rei Lear", encenada por Carlos Avilez; retrato de João Vasco, enquanto actor na peça Rei Lear; maquetes; retrato de Carlos Fernando, actor; José Carlos Alvares, fala sobre a exposição de maquetes. 10h47m43: Exterior e interior do Museu do Teatro; guarda roupa; vestuário; traje de Amália Rodrigues, quando da sua presença no Lincoln Center, em Nova Iorque; vestido de Amália, quando interpretou "Opereta Mouraria" em 1946; fato de Mário Viegas, no filme "Kilas, o mau da fita"; equipa técnica na oficina de restauro em funcionamento; caixas de arquivo, com fotografias alusivas ao teatro; programa do Teatro Taborda, aquando da exibição da peça "Os velhos"; busto; gaveta de arquivo; cartazes; bonecos de trapos; fonoteca; disco de 78 rotações; cartão de 1955 com assinaturas de personalidades, que saudam o regresso de Eunice Munhoz ao teatro; Biblioteca e Centro de Documentação; capa e página de rosto da "Revista theatral" de 1896; documento de 1771, com o título "Instituição da sociedade estabelecida para a subsistência dos theatros públicos da Corte", do Marquês de Pombal, que pela primeira vez regulamenta os subsídios para os teatros públicos da Corte; manuscrito original de "Alcácer-Quibir" de D. João da Câmara, com anotações e desenhos à mão do dramaturgo; visitantes; busto de António Magalhães, conhecido por Senhor Espectador, funcionário público apaixonado pelo teatro; espólio de António Magalhães; imagem fixa do antigo cinema e teatro "Monumental" no Saldanha. (Jornalista: Luís Caetano) 10h51m37: Paula Moura Pinheiro conversa com José Carlos Alvarez, sobre os teatrinhos de brincar ou os teatros de papel, enquanto mostra as respectivas maquetes; imagens fixas a preto e branco de Raúl Solnado; placas de informação (avisos), recolhidas por Raúl Solnado em diferentes salas de espectáculo por onde passava; aviso onde se lê "É expressamente prohibida a entrada de bengalas na platea"; curiosidade "Aviso ao público: regulamento de subidas no tapete rolante", que explica como se deve utilizar o primeiro tapete rolante que aparece em Lisboa, no Teatro Capitólio; cartaz de 1863 com o título "O anjo da paz", da Academia Dramática; cartaz do "Theatro da República", sobre a revista "O pão nosso"; imagem fixa a preto e branco do Gungunhana; espólio do actor Cardoso: cesto do actor Cardoso, feito por Gungunhana, com assinatura do autor e datado de 30-08-1902; retrato a preto e branco do actor Cardoso.