Museu Nacional de Machado de Castro

00:29:05

Programa cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado ao Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, com especial destaque para a peça "A Última Ceia", do escultor francês Philippe Hodart, de 1534 conforme nos explica a convidada Ana Alcoforado, Historiadora de Arte e Diretora do Museu.

  • Nome do Programa: Museu Nacional de Machado de Castro
  • Nome da série: Visita Guiada II
  • Locais: Portugal, Coimbra
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Ana Alcoforado, Philippe Hodart
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paula Moura Pinheiro. Produção: Sara Oliveira.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Exterior do Museu Nacional Machado de Castro, breve mostra do seu espólio, Paula Moura Pinheiro, visita a Sala Hodart e faz o resumo do programa, destaque para as figuras dos Apóstolos. Grafismo com globo terrestre com destaque para o território de Portugal com a cidade de Coimbra assinalada, vistas da cidade de Coimbra, exteriores do Museu Machado de Castro, entrada de Paula Moura Pinheiro nas instalações, interior com destaque para algumas das peças. Interior da Sala Hodart com as esculturas montadas dos apóstolos que compõem a obra "A Última Ceia", na cor natural da terracota embora revelem vestígios de pintura anterior, Ana Alcoforado, Historiadora de Arte e Diretora do Museu, explica o historial desta obra de arte encomendada para o refeitório do Mosteiro de Santa Cruz entre 1530 e 1534, exterior da Igreja de Santa Cruz, em Coimbra, imagens de São Pedro de autor desconhecido (1450-1460) e São Pedro de Hodart (1530-34) para mostrar as diferenças a nível de arte plástica e de exteriorização de sentimentos dos apóstolos, de acordo com a estética maneirista, contrariamente à figura de Cristo mais sacralizada. Destaque para os 3 apóstolos identificados, Judas, S. Pedro e S. João, ilustrações do estudo em sanguínea para a Última Ceia e A Última Ceia, de Leonardo da Vinci que mostram as similitudes com esta obra, fotografias do Castelo de Gaillon, em França, onde trabalharam os grandes artistas italianos da Renascença. Ana Alcoforado comenta que esta obra é das mais documentadas que existem a nível de encomenda, documento antigo da encomenda. Destaque para as esculturas em tamanho natural dos Apóstolos com planos de pormenor das mãos e dos pés, do que resta mesmo após o restauro, detalhe das vestes da época que são todas diferentes de escultura para escultura, a mesa onde estavam sentados não foi recuperada nem os pertences de cada um referentes à ceia que já não existem. Estátua de Judas, explanação sobre a sua identificação, imagens de arquivo do Museu Machado de Castro com os fragmentos deste conjunto escultórico que foi montado como um puzzle, destaque para a bolsa de Judas que ajudou a identificação da peça. Imagem do arquivo do Museu Machado de Castro com o seu fundador António Augusto Gonçalves, que resgatou este conjunto que estava em cacos, das peças a serem montadas, mostra do mecanismo de alumínio utilizado para a montagem dos fragmentos no trabalho de restauro, sobre o processo de restauro, Catarina Alarcão e João Pocinho em trabalho, desmontagem e remontagem das peças, destaque para fragmentos das esculturas em exposição pois o conjunto ainda apresenta muitas lacunas e é ainda um processo em curso,11 figuras expostas e uma cabeça sem corpo e um corpo sem cabeça, sucessão final das peças deste conjunto escultórico.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .