Museu Marítimo de Ílhavo
Programa cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado ao Museu Marítimo de Ílhavo com destaque para uma réplica exata em tamanho real de um navio bacalhoeiro dos anos vinte do século XX, construído por artesãos e pescadores que ainda participaram na pesca portuguesa ao bacalhau, segundo nos explica o convidado Álvaro Garrido, Professor da Universidade de Coimbra e Consultor do Museu Marítimo de Ílhavo.
Resumo Analítico
Vistas aéreas de Ílhavo, exteriores do Museu Marítimo de Ílhavo, interior com destaque para o Aquário dos Bacalhaus que alberga vários exemplares, Paula Moura Pinheiro, apresentadora, faz o resumo da temática do programa, plano aproximado do "Faina Maior", réplica em tamanho real de um navio bacalhoeiro, o único arrastão lateral de pesca do bacalhau sobrevivente. Grafismo com globo terrestre com destaque para o território de Portugal com a cidade de Ílhavo assinalada, vistas aéreas da cidade e da Praia da Barra, exteriores das casas típicas desta praia, designadas por Palheiros, panorâmicas do Museu Marítimo de Ílhavo, o seu interior. Sala com o bacalhoeiro "Faina Maior", fotografias a preto e branco de bacalhoeiro na faina, Álvaro Garrido comenta as duras condições das campanhas da pesca ao bacalhau, pormenor da escunas e do navio, fotografias a preto e branco do Iate Cisne e do Iate Rasoilo, bacalhoeiros, explicações sobre a tipologia da réplica do Faina Maior, sobre a nossa ligação à pesca e ao consumo deste peixe, fotografias a preto e branco de pequenos dóris para um homem no mar alto, de bacalhoeiro com pescado no convés. Comentários sobre as razões históricas da pesca do bacalhau pelos portugueses na Terra Nova. Bacalhaus secos em exposição no museu, fotografia a preto e branco do processo de secagem do bacalhau salgado e escalado, sátira às constantes subidas do preço do bacalhau de 1914, retrato a preto e branco de António de Oliveira Salazar (1889-1970), capa do Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, capítulo de livro com "alguns aspetos da crise das subsistências", de Oliveira Salazar, panfletos da Comissão Reguladora do Comércio de Bacalhau sobre o Consumo de Bacalhau na Campanha de 1941-42, do Consumo de Bacalhau em Portugal em 1949-50, panfleto da Campanha do Trigo em Itália, exemplos da propaganda do Estado. Fotografias a preto e branco da cerimónia da partida dos bacalhoeiros para a campanha do bacalhau, da bênção dos navios em Lisboa, da pesca à linha com dóris de um só homem, da frota branca, frota de bacalhoeiros portugueses. Excerto de imagens da frota branca portuguesa no filme "A Campanha do Argus", de Alan Villiers de 1950, artigo da "National Geographic Magazine" de Maio de 1952 intitulado "I Sailed with Portugal´s Captains Courageous", também de Alan Villiers capa do "Jornal do Pescador" e capa do livro "The Quest of The Schooner Argus" e da sua tradução em português, novo excerto de imagens do filme "A Campanha do Argus", de 1950 e fotografias da Campanha do Argus, oferecidas ao Museu Marítimo de Ílhavo, excerto de imagens do filme. Fotografias a preto e branco de dóris e do filme "A Campanha do Argus", relato das rotinas dos pescadores nos bacalhoeiros na pesca do bacalhau na Terra Nova, destaque para pequenos recipientes de madeira pintada onde os pescadores levavam a comida no dóris, fotografias a preto e branco dos pescadores a descarregarem os bacalhaus dos dóris para o navio bacalhoeiro, destaque para caixas em madeira para onde se descarregava o peixe, fotografia do processamento do bacalhau, descabeçado, eviscerado e escalado, mostra da lona que conduzia o pescado para o porão de salga, fotografia a preto e branco da salga do bacalhau no porão, pormenores da réplica do bacalhoeiro em exposição. Quadro a óleo de Domingos Rebelo intitulado "Família Piscatória", detalhes e explicações da tela, fotografia de iceberg em alto mar, o interior do museu, réplicas de várias tipologias de barcos de pesca, Aquário dos Bacalhaus, plano de bacalhaus a nadarem no aquário, exteriores do Museu Marítimo de Ílhavo e da área envolvente.