Museu do Fado no Bairro de Alfama

00:47:12

Programa de caráter documental apresentado por Paula Moura Pinheiro com os convidados Nuno Saldanha, historiador de arte e professor do Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário e Sara Pereira, historiadora, para uma visita ao Museu do Fado, situado no bairro de Alfama, em Lisboa, espaço dedicado ao universo do fado e da guitarra, local onde também se encontra, entre muitas outras pinturas inspiradas pelo fado, o quadro "O Fado" de José Malhoa, pintura a óleo sobre tela de 1910, um ícone da canção de Lisboa, considerado um símbolo de uma certa portugalidade.

  • Nome do Programa: Museu do Fado, bairro de Alfama, Lisboa
  • Nome da série: Visita Guiada IV
  • Locais: Lisboa, Alfama
  • Personalidades: Nuno Saldanha, Paula Moura Pinheiro, Sara Pereira
  • Temas: Artes e Cultura, História, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paula Moura Pinheiro. Convidados: Nuno Saldanha e Sara Pereira.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Vistas aéreas de Lisboa casario, ruas do bairro de Alfama, exterior do Museu do Fado, pintura de José Malhoa "O Fado", mostra de guitarras portuguesa, placa toponímica "Largo do Chafariz de Dentro", esplanadas, painel com planta e itinerário "Duas sugestões para visita" a Alfama, casario de Alfama, interiores do Museu, Painel com fotografias de vários fadistas, pintura "Fado" de Paula Rego, 1995, A Casa da Mariquinhas, construída por Alfredo Marceneiro, s/d, fotografia emoldurada e pendura na parede de Alfredo Marceneiro, a fumar. Nuno Saldanha, junto ao quadro "O Fado", explica-nos as personagens representadas na pintura, Adelaide da Facada e o tocador de guitarra Amâncio, detalhes, fotografias da Mouraria, Alfama, Bairro Alto, Lisboa, 1908, página do jornal "O Paiz" de 1910, com notícia sobre o quadro "O Fado", de José Malhoa, "História do último quadro do pintor português - Impressões do grande artista". Estudos para "O Fado", de 1908 e 1910, retrato de José Malhoa (1855-1933), cartaz de Exposição Internacional de Arte do Centenário em Buenos Aires, 1910, pinturas, "La Copla" de Manuel Cabral Bejarano, "Lorenzo Pagans e Auguste de Gas" de Edgar Degas, "Dançarina Espanhola", de Juan Pablo Salinas, "Lolita", de José Maria Rodriguez Acosta, pintura "O Fado" de Malhoa em Catálogo da Exposição Internacional de Arte do Centenário em Buenos Aires, 1910, cartazes da Latin- British Exhibition, 1912, da Exposição Panamá-Pacífico, 1915, grande planos de O Fado. Pinturas de José Malhoa, "Os Oleiros", 1896, "Retrato de Teresa Emílio Avelino Pereira da Costa", 1900, "Os Bêbados", 1907, caricatura "Fados de Coimbra", cartoonista António, fotografia de cena do filme "O Fado", de Maurice Mauriaud, bilhete postal ilustrado alusivo à peça de teatro d revista "Fado e Maxime", painel de azulejos alusivo a "O Fado", capa da Revista Fados e Canções; sala do Museu do Fado com o quadro "O Fado" exposto. Sala de exposição, fotografias de vários fadistas, antigos e atuais, som de fado cantado por Amália Rodrigues, Sara Pereira, diretora do Museu do Fado, sobre a pintura "O Mais Português dos Quadros a Óleo", de João Vieira, 2005, uma paródia a "O Fado" de José Malhoa, obra com a contribuição dos "Homeostéticos", Pedro Portugal, Pedro Proença, Manuel João Vieira e Fernando Brito, pormenores das pinturas de João Vieira, "Fado Vieira" e "Fado Vadio". Sara Pereira, sobre o acervo de Rafael Bordalo Pinheiro ligado ao fado, a litografia "Fadistas", desenho de Rafael Bordalo Pinheiro, de 1872, o primeiro artista plástico a introduzir a figura do fadista nas artes visuais, desenhos de Rafael Bordalo Pinheiro, "No Bairro Alto da Política" 1880, "O Fado da Política" 1883, "A Atitude do Dono da Casa" 1882, "Uma Borga na Horte das Tripas" 1891. Objetos ligados ao fado ao som de fado cantado por Carlos do Carmo, tríptico "O Marinheiro" 1913, de Constantino Fernandes (1878-1920), Sara Pereira sobre a iconografia da pintura, "Marinheiro e Rapariga" de Almada Negreiros. Obras de Cândido Costa Pinto, "O Lisboeta", 1952, "Em Lisboa Há Bacalhau", "Anti-fadismo", obras de João Abel Manta, "Marialva" e "Miguel". Retratos de Amália Rodrigues, da autoria de Leonel Moura, Maluda e de Eduardo Malta, fotografias de Amália Rodrigues, pelos fotógrafos Silva Nogueira, Augusto Cabrita e Emerico, cena do filme "Fado - História de uma Cantadeira" de Perdigão Queiroga, pintura "Barco Negro" de João Pedro Vale, "Coração Independente" de Joana Vasconcelos, "O Grito" de Ana Rito, "Amália" de Adriana Molder, "Calçada" de Alexandre Farto aka Vhils / Ruben Alves, com o rosto de Amália Rodrigues em calçada portuguesa numa rua de Alfama. Carlos Paredes, desenhado por Júlio Pomar, pormenores e assinatura, pinturas de Júlio Pomar, "Lusitânia no Bairro Alto", 1995, "Ulisses e as Sereias Com Guitarra Portuguesa", 1997, capas dos seus livros "Notas Sobre Uma Arte Útil - Parte Escrita I" e "Da Cegueira Dos Pintores - Parte Escrita II", "Retratos de Carlos do Carmo", 2011, "Mariza", 2011 e "Cristina Branco -uma Alegoria à República", 2010/2011 "Burro Tocando Guitarra I" e "Burro Tocando Guitarra II", 2011 "Burro a Tocar Guitarra - Ó Fartar Vilanagem", 2013, "Fernando Pessoa e Alfredo Marceneiro", 2010, painel fotografias de fadistas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .