Museu do Chiado, Pintor Joaquim Rodrigo

00:31:59

Programa cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado à vida e obra de Joaquim Rodrigo (1912-1997), pintor e engenheiro agrónomo de formação, que apesar de começar a pintar tardiamente construiu uma obra plástica e teórica radical e singular na cena internacional do seu tempo e que está patente no Museu de Arte Contemporânea do Chiado conforme nos explica o convidado Pedro Lapa, Diretor Artístico do Museu Berardo e Professor Universitário.

  • Nome do Programa: Museu do Chiado, Pintor Joaquim Rodrigo
  • Nome da série: Visita Guiada III
  • Locais: Portugal, Lisboa
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Pedro Lapa
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paula Moura Pinheiro. Produção: Sara Oliveira.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Movimento de rua, exterior e interior da pastelaria "A Brasileira", no Chiado, destaque para a pintura "Lisboa Málaga", de Joaquim Rodrigo que enfeita as paredes desta casa, exterior do Museu do Chiado "Museu Nacional de Arte Contemporânea", o seu interior, Paula Moura Pinheiro, apresentadora, introduz a temática do programa. Grafismo com globo terrestre com destaque para o território de Portugal com a cidade de Lisboa assinalada, movimento de rua no Chiado, exterior da Igreja da Nossa Senhora da Encarnação, prédios, elétrico em movimento, exterior do Museu do Chiado. Interior do Museu de Arte Contemporânea do Chiado, destaque para o quadro "S.M." de Joaquim Rodrigo de 1961, pormenores do mesmo com 3 cores básicas e traços geométricos, comentários de Pedro Lapa sobre esta pintura que refere o paquete Santa Maria, fotografia a preto e branco do mesmo, do Projeto dos Jardins da Praça do Império, de Joaquim Rodrigo de 1940, capa do livro "O Parque Florestal de Monsanto", de Joaquim Rodrigo de 1952, vista deste parque de Lisboa. Fotografias a preto e branco do paquete Santa Maria perseguido por avião norte-americano em 1961, do paquete atracado no cais de Alcântara e de António Oliveira Salazar a bordo, relato deste episódio histórico que terminou com o exílio de Henrique Galvão no Brasil. Quadro "C7" de Joaquim Rodrigo de 1953, que faz parte da 1ª fase da produção artística do pintor e que é marcada pela arte abstrata, fotografia a preto e branco de Joaquim Rodrigo com a mulher e Maria da Luz Montez, Paris em 1952, grafismos com quadro "Composição VIII" de Wassily Kandinsky de 1923, e quadro "Nº 296 Yellan" de Victor Vasarely de 1949, capa do livro "A Clareza e Mistério da Crítica" de Adolfo Casais Monteiro, quadro "Batalha dos Vermelhos e Azuis" de Vieira da Silva de 1953, "O Almoço do Trolha" de Júlio Pomar de 1946-50, "Homens no Mar" de Avelino da Costa Cunhal de 1953, "Aroma Amora" de Marcelino Vespeira de 1950, "038.53/68" de Fernando Lanhas de 1953-68, "C7" de Joaquim Rodrigo de 1953, "Viravelta" de Edgard Pillet de 1958, capa da revista "Art d´Aujourd´hui, de panfleto publicitário do 3º Salon des Realites Nouvelles, Paris em 1948. Pedro Lapa descreve as viagens a Paris e os pintores que influenciaram a obra de Joaquim Rodrigo, quadro "Sexta-Feira I" de Auguste Herbin de 1951, quadro "C11" de 1954, e "C14" de 1955, ambos de Joaquim Rodrigo, fotografias a preto e branco do artista a pintar e junto a um quadro seu em exposição, os quadros "C19" de 1955, e "Vermelho x Azul nº2" de 1958, ambos de Joaquim Rodrigo, esquiços de quadro deste pintor com progressões aritméticas, telas "Vau" de 1959, "1960" e "Heliópolis" de 1960, e todas de Joaquim Rodrigo. Pedro Lapa refere os anos 60 como anos de mudança da técnica do pintor que entra numa fase política exemplificando com o quadro "S.A. Estação" de 1961, pormenores da pintura que refere episódio político passado na estação de Santa Apolónia, em janela pintura com fotografia a preto e branco da chegada do General Humberto Delgado a Santa Apolónia em vésperas de eleições e onde é recebido com júbilo pelo povo. Telas "Mondo Cane 2" de 1962,"Quintais" de 1964, de Joaquim Rodrigo, "Les Demoiselles d´Avignon" de Pablo Picasso de 1907, "Kairouan" de Paul Klee de 1914, "M.L." de 1961, "19 S (Pesadelos)" de 1961, de Joaquim Rodrigo que retratam o colonialismo, "Painting & Sculpture of a Political Decade" de 1964, também de Joaquim Rodrigo. Quadro "19 S (Pesadelos)" com fotografia a preto e branco com mortos da descolonização que inspiraram este trabalho, telas "Liberté" de 1963, "Trás-os-Montes" de 1964, "Lisboa-Málaga" de 1971, exposta na Brasileira do Chiado, e "Kultur - 1962" de 1962, todas de Joaquim Rodrigo. Quadro "S.M" de 1961, comentários sobre a 3ª fase do artista ilustrados com as telas "Lisboa - Oropeza" de 1969, que retratam as suas viagens de automóvel pelos países do Mediterrâneo assim como "Sevilha - Cartaia" de 1969, "Tarragona e Mójacar" de 1969, "Vallauris - Perthus" de 1969, "Lisboa - Vitoria" de 1970, "Lisboa - Burgos" de 1970, "S. Sebastian - Villarreal de Alava" de 1974, "Avignon - Paris", 1975, e "Madrid - Avignon - Paris - Guernica", 1973. Retrato a preto e branco de Joaquim Rodrigo (1912 - 1997), telas "Portugal" de 1980, e "Uma viagem (e esqueci-me do chinês!...)" de 1990, da sua autoria. Vistas panorâmicas da zona ribeirinha de Lisboa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .