Museu Aberto
Programa sobre o destino do trabalho ilustrado por atividades profissionais associadas a diversos setores, as inscrições revolucionárias e reacionárias observadas nas paredes e muros em Lisboa, e monumentos e estátuas construídas durante o período do Estado Novo.
Resumo Analítico
Homens e mulheres executam diversas profissões ilustrativas de vários setores de trabalho, nomeadamente homem empurra roda; painel de botões; exterior de navio com andaimes; homem solda exterior de navio; frase "Camaradas não percam a cabeça" no casco do navio; homem pinta exterior de porta; homem empurra carrinho de mão. 01h18m04: Mulheres leem em mesa de café; homem tira café com recurso a máquina; empilhador em funcionamento visto a partir de rede de proteção; homem observa máquina de soldar em funcionamento; plano de perfil de idoso enquanto varre o chão; pagamento de portagem; embalagens de caramelos a serem seladas por máquina; trabalhadores colocam rebuçados dentro de objetos cilíndricos; mulher executa trabalho com recurso a mesa de luz; homem serve café; mãos de calceteiro a trabalhar; rebuçados durante processo de confeção; homem conduz veículo; homens a raspar e a martelar peças; plano de perfil de homem enquanto martela; mãos a escrever em bloco de notas; frase "Camaradas vamos entrar no refeitório só quando tocar"; e interior de fábrica com voz off a refletir sobre o destino do trabalho e das profissões. 01h19m47: Fotografias de mãos gastas e pessoas a executar trabalhos alternado com mãos de mulher a pintar postal com publicidade a caramelos. 01h19m57: Plano contrapicado da "Ponte Salazar"; coluna com a designação "Ponte Salazar" e as inscrições "Ponte 25 de Abril" e "Vivam as forças armadas" seguida de planos individuais das mesmas; homem observa muro com texto explicativo sobre a "Ponte Salazar" e com inscrições alusivas à Revolução de 25 de abril; plano próximo de palavras constituintes do referido texto com inscrições sobrepostas; cartazes eleitorais de Marcelo Caetano; sinal de trânsito; inscrições revolucionárias e reacionárias nas paredes; placa identificativa da "Avenida 28 de maio" com suástica (símbolo nazi) inscrita; exterior do Banco Português com inscrição "Socialismo", com voz off sobre as inscrições observadas em vários muros e paredes da cidade. 01h21m23: Espetáculo de marioneta. 01h24m40: Inscrição "Paz" na parede; entrada de instalações, cuja parede tem a inscrição "fim à guerra colonial" e "Regresso dos soldados C.D.E."; inscrições revolucionárias e reacionárias nas paredes; homem conduz empilhador; inscrição "Viva o socialismo abaixo o fascismo" em contentor; agente da polícia; inscrição "Viva Portugal" em contentor; inscrição "Portugal com Ultramar Sim" na parede do Liceu D. Felipe de Lencastre. 01h25m52: Estátua do Marechal Óscar Carmona alternado com desenho representativo de António de Oliveira Salazar enquanto o "Salvador da Pátria"; duas freiras observam a equipa de filmagens; muro com as designações "Homenagem da Cidade de Lisboa", "XXIV Novembro MCMLXX" e "Escultor Leopoldo de Almeida Arquiteto Jorge Securado" com voz off que reflete sobre ditadores e respetivas ações. 01h26m47: Torre de igreja; exterior de igreja; calçada; fotografia "Teatro do Povo: novo presente de Salazar ao povo português"; escadaria do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa; capa da revista "Il Fascismo Scientifico nº 335"; placa de pedra "Património do Estado"; portão fechado e edifício do IST de Lisboa; banco de pedra. 01h27m36: Fonte Monumental na Alameda Dom Afonso Henriques; muro com textos informativo e explicativo do dia da inauguração e as razões que levaram à construção da Fonte Monumental; placa identificativa "Alfaiataria Monumento tel. 842649"; esculturas e baixos-relevos ou painéis laterais (da autoria dos artistas Maximiano Alves, Diogo de Macedo e Jorge Barradas respetivamente) da Fonte Monumental alternado com desenho representativo de duas crianças junto a fonte de água. 01h28m37: Exterior de prédios; vidros partidos no topo de muro; placa de pedra "Edifício concluído sob o governo da ditadura nacional ano de 1928". 01h29m00: Colunas no alto do Parque Eduardo VII; topo da coluna; desenho representativo do nazismo; movimento de rua junto às colunas alternado fotografia de pessoas e agente policial; reflexo na água do topo das colunas. 01h29m45: Exterior do Palácio da Foz; estátua de António de Oliveira Salazar de toga no pátio interior do Palácio da Foz; homens dirigem-se para o pátio e cobrem a referida estátua com o pano preto com voz off a relatar o que se passa nas imagens alternado com estátua de corpo de mulher, sem cabeça, braços e pernas, enrolada com corda; pessoas assistem a partir das varandas à ação supracitada; pátio interior com estátua coberta com pano preto e com corda à sua volta e faixa do Movimento Democrático. 01h30m32: Silhueta de homem junto ao monumento Padrão dos Descobrimentos; esculturas do monumento; muro com as designações "Arq. Cottinelli Telmo Esc. Leopoldo de Almeida"; escadaria da entrada do monumento. 01h31m04: Vista geral do Estádio Nacional, no Jamor Oeiras; desenho representativo de homem fardado de braço no ar a simbolizar o fascismo; Estádio Nacional; fotografia de homens, em sala de aula, de pé de braço no ar a simbolizar o fascismo; cartaz "Credere Obbedire Combattere"; bancadas do Estádio Nacional. 01h31m35: Exterior de barracas de bairro degradado alternado com duas crianças sentadas no degrau de barraca; criança empurra cão com o pé; criança sentada no degrau de barraca; plano do rosto de crianças; flor; fotografia do rosto de mulher; plano em movimento do corpo de criança; rapaz à janela; exterior de vivendas junto às barracas; inscrição 2Casa dos Silvas nº 34" em barraca.