Movimento de Libertação em Lourenço Marques

00:14:32

Moçambique, Lourenço Marques, populares celebram e participam em manifestações de apoio ao Movimento Moçambique Livre, que se encontra abrigado no edifício do Rádio Clube de Moçambique, e à assinatura do Acordo de Lusaka assinado entre o Estado português e a Frente de Libertação de Moçambique a 7 de Setembro, que reconhece a independência do território moçambicano.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE SETEMBRO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1974
  • Locais: Moçambique, Lourenço Marques
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mudo
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Vistas da Praça Mouzinho de Albuquerque, destacando-se o tráfego rodoviário, o edifício do Rádio Clube de Moçambique, faixa com a frase "Ainda não fomos vendidos" e a bandeira nacional portuguesa; exterior da Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição; populares nas ruas a celebrar e militares armados; populares conversam e rodeiam oficial; destroços de lar universitário alegadamente destruído por grupos reacionários; imagens noturnas de populares a celebrar nas ruas, seguram a bandeira portuguesa e cartazes com as frases "Abaixo os traidores, Viva Portugal, Viva Moçambique". 24m19: Polícia sinaleiro orienta o trânsito alternado com manifestação popular; vistas gerais da cidade; militar com bandeira nacional portuguesa sob os ombros; manifestação concentrada junto do edifício do Rádio Clube de Moçambique, onde estão membros do Movimento Moçambique Livre; populares seguram bandeiras portuguesas e participam em manifestação e cortejo de automóveis e motas na Praça Mouzinho de Albuquerque; carros com frases pintadas; pessoas ouvem rádios e telefonias; faixa de celebração de Moçambique; manifestantes dançam, celebram e batem palmas à exposição de bandeira com brasão português/moçambicano; manifestantes olham para a câmara e sorriem.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .