Mouzinho, Arquitecto do Futuro

00:25:14

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à vida e carreira de José Xavier Mouzinho da Silveira, jurisconsulto e político, cursado em Leis em Coimbra, administrador da Alfândega, Ministro da Fazenda e Justiça, defensor da Carta Constitucional de 1822, figura do Liberalismo em Portugal, e responsável por reformas notáveis a nível da legislação portuguesa.

  • Nome do Programa: Mouzinho, Arquitecto do Futuro
  • Nome da série: Alma e a Gente I
  • Locais: Castelo de Vide, Setúbal, Marvão, Porto
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: José António Crespo. Realização: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Terreiro da vila de Castelo de Vide, no Alto Alentejo; Vista da Igreja de São João, casario, largo com estátua, castelo, pormenor das ruas da antiga judiaria. 04m21: Panorâmica da vila de Castelo de Vide; retrato a preto e branco de José Xavier Mouzinho da Silveira; plano próximo de nota de 500 escudos e de antiga nota de 2$50 com a efígie do estadista. 07m03: Exterior e fachada da casa onde nasceu Mouzinho da Silveira, já reconstruída, e de outro prédio também pertença da família; quadros evocativos da Revolução Francesa; retrato de Costa Cabral, exterior de casa com brazão onde vivia a família materna de Mouzinho, na Rua do Arco da Barreira, hoje Rua Mouzinho da Silveira; plano da vila de Marvão e de Setúbal, onde Mouzinho da Silveira exerceu o cargo de juiz, pinturas sobre a revolução de 1820, que implantou o Liberalismo em Portugal; retrato de Fernandes Tomás, o pai da Pátria. 14m22: Estátua de Manuel Fernandes Tomás; jardim de Castelo de Vide; plano próximo da primeira Constituição Portuguesa de 1822; gravuras ilustrativas das revoluções portuguesas do séc. XIX, Vilafrancada e Abrilada, entre outras; pilar em pedra encimado por cabeça em bronze de Mouzinho da Silveira, homenagem do município; plano da Ilha Terceira, nos Açores, onde Mouzinho da Silveira foi colocado como Ministro da Fazenda e da Justiça; vista em movimento da cidade do Porto; interior de adega com pipas de vinho; plano próximo do livro "Da Guerra Civil e do Estabelecimento do Governo Parlamentar em Portugal", da autoria de Simão José da Luz Soriano, aluno casapiano. 25m02: Retrato a óleo de Alexandre Herculano, escritor, historiador e defensor dos ideais e decretos de Mouzinho da Silveira.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .