Monomotapa: O Império do Ouro – Parte II

00:22:27

Segunda parte do primeiro programa sobre o Reino de Monomotapa, um povo rico em ouro e que à época dos Descobrimentos habitava a região da África Oriental onde hoje se situa o Zimbabué, evocando os contactos desta civilização com os primeiros colonos portugueses, através de uma viagem pelos seus lugares históricos.

  • Nome do Programa: Monomotapa: O Império do Ouro
  • Nome da série: Gente Remota
  • Locais: Zimbabué
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Maria Júlia Fernandes. Locução: Maria Dinah e Jorge Moreira. Produção: Cristina Antunes.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Pôr do sol sobre as "Rock balancing", pedras balanceantes das Montanhas de Matopos, símbolo nacional do país; túmulo de Cecil Rhodes, inglês cujo apelido deu o nome à antiga colónia britânica da Rodésia; monumento aos combatentes; mulheres a ceifar a palha utilizada na construção das casas típicas; ruínas da cidade de Kami, capital do antigo Estado de Torwa; vistas em movimento da estação arqueológica; cruz em pedra atribuída a um missionário português, e que dá nome ao local (Plataforma dos Portugueses); achados arqueológicos que os portugueses trocaram por ouro e marfim; restos de prato chinês. 28m13: Movimento de rua em Matare, cidade junto à fronteira com Moçambique; mercado; pessoas a pesarem-se numa balança; bancas de cerâmica, peixe seco e borracha; vendedor fala português; grupo de vendedores ambulantes à volta de camioneta de passageiros; região árida; ruínas de aldeia histórica de Inyanga, do chefe Nyahokwe, hoje um monumento nacional; Simon Findi, guia, informa o modo como era exercida a justiça e a vida em geral; habitantes da aldeia, de origem Shona; pôr do sol; habitantes aquecem-se e convivem à noite à volta da fogueira. 38m36: Fachada da Escola Secundária de Makomba, perto da cidade de Machingo; alunos, pais e professores na festa pelas obras de melhoramento da escola; mulheres cantam e dançam; visita às instalações; biblioteca; livro de História com referência aos Descobrimentos Portugueses; navio à vela português em navegação; cruz de Cristo nas velas; grupo de música étnica de Harare interpreta "Canção de respeito", uma canção tradicional que foi cantada aos primeiros portugueses que chegaram à região; movimento de peças de xadrez.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .